983706779

sexta-feira, 8 de abril de 2011

É possível empreender nas redes sociais?

O que é empreendedorismo? Segundo o site www.priberam.pt, empreendedorismo é a atitude de quem realiza ações por iniciativa própria.
Fonte: Google Imagens

E o que são Redes Sociais? O uso mais recente de rede social se refere a qualquer estrutura criada na internet que conecte pessoas de acordo com suas relações, como, amizades, familiares, comerciais, afetivas, etc.

É possível, então, empreender pelas redes sociais?

Sim, com certeza. Mas é preciso estar atento, você pode tanto empreender como “desempreender” (SIC).

Como assim?

Se você está disposto a ser um “empreendedor virtual”, você nasceu na época certa. A dependência pela internet e a inclusão das redes sociais na vida das pessoas está cada vez maior. São milhões de pessoas conectadas a todo momento a essa janela para o mundo. Isso tem feito com que anônimos se tornem celebridades, funcionários se tornem patrões, pobres se tornem ricos, etc.

Estamos sempre sujeitos a colocarmos qualquer tipo de informação na internet, e dentro de segundos ela estar em qualquer lugar do mundo, ou na casa de milhões de pessoas, construindo ou destruindo alguém.

E junto com essa dependência, vem surgindo espaço para um tipo de internauta, que ainda é bastante raro: aquele que enxergou as oportunidades de negócios que as redes sociais trazem e as aproveita.

Se você pode estar, diariamente, dentro de poucos segundos, dentro da casa das pessoas, sem custos altos para isso, isso quer dizer que o seu produto ou serviço também podem estar, quer dizer que a sua imagem também pode estar. O mais incrível é que entrar em milhares de lares e empresas ao mesmo tempo, há pouco tempo atrás, só era possível gastando altos valores com rádio e televisão.

E hoje, está tudo aqui, em nossa frente pronto para ser utilizado como veículo para o nosso sucesso.

Entretanto, na mesma proporção, é preciso tomar cuidado com o que podemos chamar aqui de “desempreendimento virtual”. Ora, se empreender, quer dizer propor-se a fazer, e fazer pode ser a nossa imagem, nosso produto ou serviço, “desempreender” seria propor-se a desfazer, nossa imagem, produto ou serviço.

Você enquanto imagem pode se “desempreender “ de acordo com as chamadas “comunidades” que você participa em suas redes sociais. Imagine-se procurando um novo emprego, onde selecionador gostou de você, mas resolveu olhar as suas “comunidades”. E lá ele se depara com coisas do tipo “odeio segunda-feira”, “não gosto de receber ordens”, “todo chefe é chato”, etc. Você terá acabado de conseguir “desempreender” a sua imagem perante ao seu ex-futuro emprego.

Se você tem um produto ou serviço, também é ficar atento para as publicidades que você contrata junto as redes sociais. Se o seu produto ou serviço aparecer em determinados sites de relacionamento que vão em desacordo com os valores que a sua empresa prega na sociedade, cuidado, você pode estar se “desempreendendo”.

Em resumo, não perca as oportunidades que as redes sociais lhe dão para empreender, mas cuidado com as armadilhas do ”desempreendimento”.

Fonte: O gerente
Fonte do Artigo editado: 45 Garus
Postar um comentário
UA-15674926-13