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domingo, 19 de junho de 2011

Passos para a maturidade nas mídias sociais de uma empresa


A Forrester publicou o novo relatório “Acelerando Sua Maturidade Social: Como passar de experimentação social à transformação em negócios”. Sean Corcoran, do instituto, disse que “o maior insight que veio a partir desta pesquisa é que, não importa em qual indústria está sua companhia, onde você reside ou qual é o público-alvo que você está focado. As grandes organizações tendem a passar por fases comuns de mudança como adotar e utilizar tecnologias sociais para os negócios.” Eles foram capazes de colocar todas as empresas entrevistadas em 5 categorias distintas. Veja!



Em primeiro lugar, há os retardatários (ou “estágio dormente”). A Forrester estima que 20% das empresas atualmente não estão usando qualquer meio de comunicação social. Este é um número muito pequeno quando se pensa o contrário, 80% são usuários.


Em seguida, vem a fase de testes. Eles escrevem que, embora a maioria das empresas esteja usando mídias sociais, essa etapa começar organicamente nos bolsos. Eles descrevem esta fase como “caos distribuído.” Para superar isso, eles recomendam que haja a figura sênior para coordenar os esforços de toda a organização. Outro movimento inteligente é começar a monitorar os efeitos de seus esforços, bem como o que os outros estão dizendo sobre você nas mídias sociais.


Depois há a fase de coordenação em que a gestão reconhece os riscos e vantagens dos meios de comunicação social. Eles começam a colocar os recursos e governança no local para criar coerência em toda a organização, a partir do “caos distribuído“ para uma abordagem mais centralizada.


A etapa de dimensionamento e otimização ocorre quando as empresas “já coordenaram a organização social e estão agora com foco na otimização de atividades de mídia social – partindo da melhoria de processos a avanço de métricas de integração com a atividade de comercialização.”


Finalmente os inovadores estão verdadeiramente capacitando seus funcionários. Nesta fase, “todos os empregados foram treinados e capacitados para o uso de mídia social.” Forrester escreve que apenas algumas empresas, como Zappos, acabam de entrar neste palco, mas eles esperam muitos mais ao longo do próximo ano.

Fonte: Net Partner
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