983706779

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Sucesso nos negócios: Expansão para a Internet

Rio - Para vender bem online e ganhar visibilidade, é preciso estar associado a grandes sites de buscas. Uma opção é oferecer o produto em páginas de compras coletivas. Mas tenha atenção a fatores como segurança. O Sebrae tem ferramentas que podem lhe ajudar no investimento online, como a cartilha ‘A Internet Como Ferramenta de Negócios’ (http://goo.gl/6Gukh). Entre em contato pelo 0800-570-0800 para obter auxílio.

Por Cezar Vasquez
PERGUNTA E RESPOSTA
Tenho uma estamparia de camisetas que faz muito sucesso e quero expandir para vender pela Internet, mas não sei exatamente por onde começar, quem procurar ou o que fazer.

André, Marechal Hermes

André, ao optar pela Internet você ampliará suas vendas para um público diferente. Uma das vantagens é que sua empresa aparecerá para todos e estará “aberta” 24 horas, o ano todo. Mas, por ser um novo público, você terá de rever sua política de vendas.

Quem compra pela rede busca ofertas. Mas de forma alguma, essa política deve concorrer com aquela já adotada na sua estamparia. Ofereça diferentes vantagens aos clientes tanto na venda online quanto na presencial.

Faça um plano de negócios. Para começar, considere dois pontos: se o seu produto tem os requisitos para ser vendido pela Internet — preço competitivo, qualidade e garantia de entrega no prazo — e qual percentual dos seus clientes são e-consumidores. Levante outras informações importantes, como ação de seus concorrentes na web, como pretende posicionar seu produto etc.

Na falta de experiência em venda online, uma opção é usar sites como o Mercado Livre. Você paga comissão de 10% sobre o que vender. Se você fizer publicidade, a comissão é menor. Nesse caso fique atento à segurança, às condições contratuais e se você tem produtos em estoque para atender à demanda. Vender e não entregar no prazo gera propaganda negativa.

Se optar por site próprio, ele ajudará a fortalecer sua marca, mas a operação é mais complexa. É necessário registrar o domínio, verificar a hospedagem, escolher a forma de pagamento eletrônico, investir em segurança, ter boa logística e formas de pagamento que atendam às expectativas dos clientes.

Cezar Vasquez é diretor-superintendente do Sebrae/RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras

Fonte: O Dia
Postar um comentário
UA-15674926-13