983706779

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Por que as empresas devem usar a videochamada do Facebook

Se você já mantém contato regular com clientes e fornecedores na rede social, usar o novo recurso tem tudo para ser algo natural.

O Facebook convocou uma coletiva na quarta-feira (6/7) para revelar “algo incrível”. A surpresa? A rede social adicionou um recurso de videochamada em parceria com o serviço de telefonia via internet Skype.

O “incrível” está nos olhos de quem vê. Pessoalmente, acho que ficaria muito mais impressionado se a revelação fosse o aplicativo do Facebook otimizado para iPads. “Incrível” é relativo. Esse recurso pode ser incrível para usuários se comparado com o fato de que ele não existia antes, mas comparado com plataformas rivais, o serviço apenas tenta se igualar e nem mesmo consegue isso em alguns pontos.

Enquanto o nível do adjetivo pode ser alvo de debates, a chegada da videochamada é bem-vinda. Aqui estão alguns benefícios imediatos para empresas que querem pegar a onda do videochat.

1:: Você já está lá. As pessoas passam mais tempo online no Facebook do que em qualquer outro site - eu acredito que você esteja entre elas. Empresas investem tempo e esforços para estabelecer uma presença nas redes sociais, e conseguem formar conexões com colegas de trabalho, clientes, fornecedores e parceiros. Para quem já mantém contato regular com o círculo social da empresa por meio da rede social, é natural usar a videochamada.


2:: Eles estão lá. O Facebook tem mais de 750 milhões de membros. Nessa rede de contatos deste tamanho, você pode ter quase certeza de que a pessoa com quem você quer falar está lá, e, já que as pessoas passam a maior tempo no Facebook do que em outros sites, as chances são grandes de que eles estejam online e esperando uma videochamada. É quase mais difícil não encontrar os contatos disponíveis.

3:: Poupa tempo e dinheiro. É melhor resolver algumas coisas cara a cara. Algumas pessoas são mais produtivas quando olham nos olhos. Mas você não precisa estar no mesmo lugar que a outra pessoa para isso, você pode usar a videochamada do Facebook. Viajar para encontrar alguém leva tempo, mesmo que seja na sala ao lado, do outro lado da cidade para encontrar um cliente ou em outro país para falar com um fornecedor. Viagens longas exigem custos adicionais, como passagem aérea, hospedagens, refeições, etc. O serviço de video chat do Facebook está a um clique de distância.

4:: O preço está certo. É grátis. É um preço difícil de ser batido. Empresas de todos os tamanhos investiram vastas somas de dinheiro durante anos implementando infraestruturas de vídeo conferência. Agora, o Facebook entrega o serviço de graça para você, use-o.

As videochamadas do Facebook são limitadadas a duas pessoas, diferentemente do Google+ Hangout, que permite um vídeochat em grupo, ou mesmo grupos simultâneos assistindo os vídeos no Youtube. Certamente há aplicações práticas para o serviço do gigante das buscas online. Mas o Facebook vai continuar a expandir o conceito de videochamadas. O que seria muito legal é se o Facebook, Google+, Skype, Facetime e outros concorrentes de video chat reunissem todos os serviços em um única página para que todos funcionassem juntos, mas vou esperar sentado por isso.

O serviço de videochamadas do Facebook pode ainda precisar de lapidação, mas ainda sim é uma boa notícia, e é uma ferramenta valiosa para que empresas possam começão a aproveita imediatamente junto com os outros 750 milhões de usuários da rede social.
 
(Tony Bradley) Fonte: IDG Now
Postar um comentário
UA-15674926-13