983706779

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Testamos 11 agregadores de redes sociais; escolha o seu

A interface do Cliqset (cliqset.com/) é 

 uma das mais bacanas. Com um rápido registro você pode configurar mais de 80 redes sociais e ver tudo num .... Foto: Reprodução
Cliqset permite configurar mais de 80 redes numa interface bacana
Foto: Reprodução



Rodrigo Martin de Macedo
"O que estão falando no Facebook? Péra, entrou algo no Twitter. Ih, chegou email. Abriram uma janela no comunicador. E ainda tenho um relatório para terminar até o meio dia! Ai caramba!" A situação parece familiar? As redes sociais viraram parte do cotidiano das pessoas. Você pode dizer que não gosta, você pode adorar, mas em qualquer caso vai concordar que a vasta gama de redes sociais existentes pode acabar gerando um problema de organização, principalmente na vida de quem tem uma rotina atribulada e pouco tempo para se dedicar a elas.

Por sorte, com a mesma frequência que surgem redes sociais, aparecem também alguns serviços dedicados a colocar um fim na baderna das "timelines" e dar um pouco de descanso a você. Vamos tentar ajudá-lo sugerindo algumas soluções para quem está tropeçando em atualizações, se perdendo na hora de dizer o que está fazendo ou pensando e esquecendo que precisava trabalhar ou estudar. Gostou? Vamos aos testes!

Ping.fm
O Ping.fm (www.ping.fm/) é um serviço que pode poupar um tempo brutal de quem marca presença em dezenas de redes sociais. Com ele, ao mandar uma atualização para uma rede, a mesma será replicada para todos os outros serviços configurados.


A interface web do Ping.fm não é das mais simples, mas é poderosa. Um dos recursos de destaque é a possibilidade de criar grupos de postagem, em que você indica quais serviços serão atualizados. Ideal para não confundir a vida pessoal e a de trabalho.

Além da interface confusa, em nossos testes fomos incapazes de colocar o Ping.fm para conversar com o Twitter, o que invalidaria bastante nossos testes. Mas, ao que parece, o engasgo não é constante, uma vez que diversos usuários do serviço de microblog estão postando a partir do Ping.fm.

O site do Ping.fm não é a única forma de atualizar suas redes. Você pode ainda adicionar um contato em Google Talk para que todas as mensagens mandadas para ele virem atualizações. O aplicativo Seesmic, para celulares iPhone e BlackBerry, permite gerenciar contas do Ping.fm via celular, um belo adicional.

Silentale
Com diferentes planos de assinatura anual, um deles gratuito, o Silentale (silentale.com/) traz ao usuário uma proposta interessante: arquivar sua vida.


O Silentale funciona a partir da configuração de "conectores", o nome que dá aos serviços aos quais se integra para gerenciar o fluxo de informações. Ao configurar o Silentale para monitorar seu Twitter, por exemplo, ele armazenará sob seu perfil todas as mensagens que você manda ou nas quais seu nome é citado.

É capaz de monitorar as redes Facebook, LinkedIn e Twitter, bem como os emails Hotmail, Yahoo, Gmail (e o Google Contacts), AOL e endereços POP3 e IMAP. Adicionalmente se conecta ao serviço Highrise, também pago.

A partir de seu painel, você verá cada uma das novidades em sua rede em um pequeno balão, acompanhado do avatar de seu contato, se existir um. A interface é bem sacada e o arquivamento é ilimitado. A versão gratuita, entretanto, tem limitações.

O fato de só poder usar cinco conectores não chega a incomodar, pois é suficiente para muitos usuários. A restrição mais chata é que as informações se atualizam apenas a cada três horas.

Chi.mp
O Chi.mp (chi.mp/) é um dos programas mais atraentes. Ele promete ser o espaço definitivo para agregar dados de sua presença na web e, logo que você se cadastra no serviço, ganha um domínio http://seunome.mp.


Durante uma breve configuração você informa de quais redes as informações serão coletadas. Entre elas estão mais de vinte serviços e a possibilidade de incluir websites e feeds RSS. Em nossos testes, o plugin que liga ao Facebook apresentou falha.

Além da versão gratuita, existe uma versão PRO que custa a anuidade de US$ 20. Com ela o chi.mp ganha recursos para administração de múltiplos perfis (como profissional e privado), endereço de email e uma forma de integrar os serviços do Google Apps ao serviço.
O chi.mp traz a vantagem de ser um sistema aberto, acessível para as outras pessoas, e não apenas uma forma de ver as informações que você escreve nas redes sociais.

Friendfeed
Figurinha carimbada entre muitos usuários de redes sociais online, o FriendFeed (friendfeed.com/) reúne os perfis de seus amigos em diversas redes sociais e os apresenta em uma interface unificada.


A configuração do FriendFeed não é das mais simples: envolve clicar em links, autorizar serviços e pegar links soltos pela interface e alguns casos. Só que uma vez configurado, este agregador se torna praticamente indispensável.

É uma pena que a interface do FriendFeed ainda não esteja em português: para usá-lo os internautas precisarão arranhar o inglês - se bem que isso não chega a ser um grande problema para a maioria.

Tem ainda a opção para os que encontram restrições às redes sociais em casa e ainda assim querem ficar por dentro: o FriendFeed envia por email em tempo real ou mensagem instantânea as atualizações de sua timeline.

Como sempre tem um "maaas", o principal obstáculo do FriendFeed é o fato de que você precisa seguir seus amigos. Ele não pega sua lista do Twitter e de outras redes e mostra na íntegra, ele pega as configurações de compartilhamento de amigos que estejam cadastrados e mostra em seu novo perfil.

Também possui, adicionalmente à interface web, software para celulares e aplicativos externos que o acessam.

Cliqset
A interface do Cliqset (cliqset.com/) é uma das mais bacanas de todos os serviços testados. Mediante um rápido registro você poderá configurar mais de 80 redes sociais e ver todas as timelines em um só lugar, com o benefício de apresentar as tags mais populares nas redes sociais.


O Twitter funciona perfeitamente: mostra todas as mensagens de quem você segue. Com relação a outras redes sociais menos atualizadas, como o Flickr, por exemplo, o serviço deixou um pouco a desejar, só pudemos ver algumas fotos que haviam sido marcadas como favoritas, e não as mais recentes atualizações da lista de amigos, o que seria mais interessante. Quando tentamos ver se o problema era configuração, o plugin que captura informações do Flickr apresentava erro. O mesmo acontecia com o do Google Reader.

Enquanto era testado, outro problema aparente apresentado pelo Cliqset era o fato de que ele demora em suas atualizações. Logicamente, não é um obstáculo muito grande para quem não se importa com um atraso de alguns minutinhos. É um empecilho forte para aqueles que querem estar por dentro do que acontece na hora exata em que acontece.

O Cliqset cataloga sua informação em Fluxos ("streams"), por meio dos quais se pode filtrar o tipo de dado e as redes das quais pegará as informações. É possível, inclusive, fazer uma triagem de usuários que constarão no novo fluxo. Uma forma bacana de extrair informações valiosas para um determinado assunto ou foco de sua vida.

Ao postar uma informação você pode indicar no Cliqset para quais redes ela será mandada. Vale lembrar que a maior parte das mais de 80 redes com as quais o serviço é compatível são usadas apenas para extrair informação, e uma parcela menor pode ser atualizada pela interface do serviço.

Showzey
Todos os serviços apresentados aqui têm como foco redes sociais que carregam, em sua grande parte, texto. O Showzey (www.showzey.com/) foge um pouco à regra e traz um catálogo mais visual, de redes de imagens.


Ao se conectar ao serviço, você poderá agregar suas imagens do Flickr, do Picasa, do Facebook e do Gmail em um só lugar. No Flickr, o que o serviço faz é mostrar as imagens que você enviou. Já no caso do Facebook é ainda mais poderoso: mostra a foto dos álbuns de todas as pessoas em sua lista de contatos.

Com as fotos catalogadas, você poderá visualizá-las de diferentes formas, inclusive em tela cheia; salvá-las para o disco rígido ou adicionar legendas.

Catalogar as imagens recebidas no Gmail leva muito tempo e exige confiar sua senha ao serviço. Para os que não querem facilitar essa brecha de privacidade, o Showzey tem uma opção criativa: um endereço de email ao qual você pode encaminhar mensagens com fotos que aparecerão, quase imediatamente, em seu catálogo de fotos.

Profilactic
O promissor Profilactic (www.profilactic.com/) afirma oferecer suporte a quase duzentos serviços, entre eles as populares redes sociais Twitter e Facebook.


Ao configurar uma conta, divide as informações capturadas em "lifestreams". O primeiro deles será com suas atualizações nas diferentes redes sociais que configurou. O legal do Profilactic é que ele se leva bem a sério na função de ser seu agregador definitivo de presença na web.

Uma guia chamada "Clippings" possibilita que você adicione páginas estáticas de presença na web. Supondo que você tenha tido um texto ou trabalho publicado na web, em um lugar qualquer que não está sendo agregado, é possível adicioná-lo rapidamente ao seu perfil.

Outra pequena funcionalidade interessante é a média de atualizações na semana que o sistema dá. Ideal para ter uma idéia de quanta atenção você tem dado às redes sociais.

Por fim, o recurso Friend's Lifestream tenta manter um registro do que seus amigos têm inserido em suas respectivas redes sociais. Por aqui, o recurso não funcionou como deveria, o que é uma pena.

AOL Lifestream
Resultado da compra do serviço SocialThing, o serviço AOL Lifestream (lifestream.aol.com/) tem interface limpa e agilidade na atualização das informações obtidas nas redes sociais às quais se integra.


Apesar de listar todas as atualizações de suas redes sociais, é compatível com um número pequeno de serviços: Facebook, Flickr, Twitter, YouTube, Delicious, Digg, Foursquare e MySpace. Quando você envia uma atualização ele permite postar simultaneamente para as redes das quais você faz parte, sem esforço.

Uma guia de amigos seleciona pessoas inscritas no serviço, mas este aspecto não é tão fácil de usar. Não existe um mecanismo de busca e você deve saber o nome de usuário AOL da pessoa que quer adicionar como amiga. Mas adicionar pessoas como amigas não é essencial para que você receba as atualizações de seus contatos nas redes às quais o AOL Lifestream se integra.

Para os que não se sentem confortáveis usando a interface web, a AOL oferece um aplicativo em Adobe Air para computadores e também versões gratuitas para iPhone e celulares Android.

Iminta
O Iminta (www.iminta.com/) é mais um agregador que convida seus usuários a adicionar seus perfis em diferentes redes sociais ao sistema.


Seu funcionamento é semelhante ao do já famoso FriendFeed, exigindo para que, para ver as atualizações de seus amigos, eles estejam cadastrados e possuam suas redes configuradas no Iminta também. O problema neste caso é que, por ser bem menos conhecido, é difícil encontrar pessoas que façam parte dele e, assim, a menos que você convide seus amigos e eles aceitem, uma parte do serviço é quase inútil.

O cadastro das redes sociais às vezes é instável e leva muito tempo. Durante nossos testes não foi possível receber as atualizações dos microblogs no Twitter.

Feedly
O feedly (www.feedly.com/) quase escapou de aparecer nesta lista, mas você entenderá os motivos que o fizeram figurar no artigo.


Na forma de um complemento para o Firefox (se você ainda não usa o navegador e quer testá-lo, basta baixar em www.getfirefox.com), este aplicativo agrega informações dos serviços Google Reader e Twitter.

O feedly é uma bela sugestão para página inicial do Firefox, e mostrará em uma espécie de portal personalizado as novidades e notícias de seus sites e blogs preferidos e o que seus amigos estão dizendo no Twitter. Merece o download, com certeza, mesmo agregando informação de poucas redes sociais.

Digsby
O Digsby (www.digsby.com/) não é bem um serviço, mas sim um software que se encarrega de unir comunicação instantânea, email e redes sociais em uma só interface.


Além de se conectar a contas de mensagem instantânea das redes MSN, ICQ, Yahoo Messenger, Google Talk, Jabber, AIM e Facebook, o programa é capaz de gerenciar contas de email dos serviços Hotmail, Gmail, Yahoo Mail, AOL, bem como contas POP e IMAP (oferecida por provedores).

Quanto às redes sociais, o Digsby manterá você por dentro das novidades postadas por seus amigos no Facebook, Twitter, MySpace e LinkedIn, além de permitir que você atualize, de uma vez só, seu estado nestas redes.

A interface do Digsby pode ser personalizada com skins e temas de cores, e um dos pontos interessantes do software é que quando uma nova mensagem chega você a recebe em um quadrinho no canto inferior esquerdo da tela, podendo respondê-la rapidamente sem abrir a janela do programa.

Por enquanto, o programa está disponível apenas em versão Windows, o que deixa usuários do Mac e Linux de fora. Mas uma nova versão já deve estar em produção e é prometida para as duas outras plataformas.

Conclusão
Durante os testes conduzidos pela Geek foi possível perceber que mesmo os serviços que não carregam a etiqueta de "beta" (o que indica que estão em testes) passam por engasgos. É inútil, porém, culpá-los por isso. 


Todas as redes sociais, inclusive o Twitter, passam por períodos de instabilidade ou inatividade, e quem as utiliza sabe disso. Ao gerenciar o conteúdo de muitas delas, é inevitável que novos serviços sofram com essas inconstâncias.

Escolher o serviço ideal é complicado e varia de acordo com as suas necessidades. Então, separe os que lhe pareceram mais interessantes, dê uma chance. Após alguns dias de teste você saberá quais são os mais adequados para você e poderá escolher o melhor.

Esta lista não é a única: é composta apenas de serviços que já estão abertos e chamam a atenção na web. Mas novidades promissores surgem todos os dias. Infelizmente a maioria começa fechado, para poucos usuários, como é o caso do Atom Keep (www.atomkeep.com/). Fique de olho!

Fonte: Terra

Postar um comentário
UA-15674926-13