983706779

terça-feira, 4 de outubro de 2011

5 To Do apps para usar no seu smartphone e PC

Com um milhão de coisas para fazer, fica difícil se organizar. Cada vez mais as “to do list” são comuns no cotidiano das pessoas e, muitas vezes, usar papel e caneta é suficiente, mas pra quem tem dificuldade em se organizar ou tarefas demais a serem feitas (para trabalho, estudos, vida pessoal…) há aplicativos que oferecem mais recursos.

Dentre os muitos apps conhecidos como GTD (getting things done), os aplicativos abaixo sincronizam com apps correspondentes no seu computador. Afinal, nada melhor do que ver tudo aquilo que tem de ser feito numa tela maior, com uma melhor visualização, seja num app próprio ou no seu browser. Então, que tal aproveitar o fim de semana para escolher um dos aplicativos abaixo e já organizar todas as suas tarefas?

Remember the Milk

Remember the Milk é um dos aplicativos GTD mais famosos. Ele é gratuito em todas as plataformas oferecidas (iOS, Android, Blackberry, Windows Phone e Web), mas a sincronização entre as diferentes plataformas vem com um limite diário para a versão grátis. A versão paga acaba com esse limite, além de oferecer notificações push.

O app vem com todas as opções básicas de aplicativos To Do list, como criação de listas diferentes, organização por prioridade e prazos, tags, configuração de tarefas recorrentes e lembretes (via email, sms e outros). Remember the Milk também possibilita que se configure tarefas a partir do local onde elas têm de ser cumpridas.

Uma das principais características do Remember the Milk é sua integração com uma série de serviços como Gmail, Outlook, Twitter e outros – inclusive aplicações de terceiros. Com essa integração, é possível, por exemplo, mandar uma Direct Message para @rtm e já configurar uma nova tarefa que estará sincronizada em todos seus dispositivos. Conforme o usuário vai se habituando com os atalhos, ele pode mandar, por exemplo, um email para o Remember The Milk e já configurar uma tarefa com local, data, prioridade, tags e tudo organizado.

A interface do app é bonita, mas não é das mais limpas – o usuário precisa se acostumar com ela. Os aplicativos em diferentes plataformas estão disponíveis em muitas línguas, inclusive português.

Wunderlist

Wunderlist é um aplicativo também bastante completo para listas de tarefas. Ele é realmente multiplataforma (com apps específicos para iOS, MacOS, Windows, Android e Linux) e sincroniza entre os diferentes dispositivos via Cloud, o que é uma de suas principais características.

Outra ferramenta muito interessante do app é a possibilidade de se dividir listas de tarefas com amigos que também sejam registrados no serviço, assim vocês podem dividir tarefas de um mesmo processo. É possível compartilhar as listas por email, Twitter, Facebook e uma série de outras redes sociais. Wunderlist possui notificações e lembretes para tarefas importantes, além da possibilidade de se criar uma nova tarefa a partir de seu serviço de email.

Os recursos de imprimir tarefas e enviá-las por email também são bastante interessantes e a interface do aplicativo (inclusive da sua versão para Web) é muito bonita, apesar de não ser tão intuitiva quando se pode esperar. Todos os apps da Wunderlist são gratuitos, mas as versões para desktop podem ser um pouco pesadas demais e, no geral, falta nos aplicativos a opção de criar tarefas repetitivas.

iProcrastinate

Esse app é conhecido como um aplicativo para estudantes que querem organizar a vida acadêmica. Mas com recursos de um aplicativo de GTD completo, iProcrastinate pode ser uma ferramenta poderosa para qualquer um. Com um design bonito e intuitivo, ele permite criar listas (subjects) que podem possuir tarefas diferentes. Cada tarefa, por sua vez, pode ser subdividida em “passos”.

O app só existe para Mac e iPhone, por enquanto, mas a versão para Mac é muito bem feita. Há, inclusive, suporte para a “tela inteira” do Lion. As duas plataformas sincronizam através da rede WiFi – ainda não há suporte para Cloud Sync. Falta também recursos como push notifications (por enquanto há apenas badge no ícone do app), envio de tarefas por email e criação de tarefas remotamente – por DM do Twitter, por exemplo. Também não é possível criar tarefas que não tenham um prazo.

Por outro lado, o iProcrastinate cria tarefas recorrentes e possui um modo calendário, que mostra o mês e no qual as tarefas podem ser marcadas como feitas ou arrastadas para serem feitas em outro dia. As tarefas também podem ser marcadas com estrelas e três níveis de prioridade. Um diferencial desse aplicativo é a possibilidade de associar arquivos do seu computador a tarefas específicas.

Astrid

Depois de falar sobre um app voltado para iOS, nada mais justo que um voltado para Android. O Astrid possui um app exclusivo para Android e um webapp que, por definição, pode ser acessado por qualquer um com browser. Totalmente gratuito, o Astrid é quase como uma rede social de tarefas. É possível compartilhar listas que serão completadas por grupos ou até mesmo tarefas específicas, para receber apoio de amigos.

 
Além de compartilhar, o Astrid permite designar tarefas para pessoas específicas. Para facilitar a vida, há uma série de atalhos possíveis e o usuário pode configurar novas tarefas via email. A característica social do Astrid está nas “estatísticas” que ele oferece: tarefas completadas, tarefas ativas, tarefas que seus amigos estão fazendo por sua causa e tarefas dos seus amigos nas quais você comentou ou deu seu apoio. A interface do webapp não é das mais bonitas, mas está em constante renovação.

O aplicativo para Android já é mais bonito e bem intuitivo. Ele sincroniza com o Google Tasks, possui notificações push e um widget, além de todas as ferramentas do web. Astrid para Android, assim com a versão web, é gratuita.

Toodledo

O último app da lista possui versões para iOS, Android (aplicativos de terceiros) e Blackberry, além do webapp. Esse GTD oferece as ferramentas comuns de criação e edição de tarefas, com subtarefas, tags e pastas. Mas além das coisas mais comuns, ele possui alarmes customizáveis e ferramentas colaborativas.

O mais legal do Toodledo é o nível de customização que ele oferece. Dá para escolher quais campos visualizar, como visualizá-los além de poder marcar tarefas com estrelas e apontar o nível de prioridade delas. O app também possui uma poderosa ferramenta de importação, caso você já use um task manager.

Usando uma série de informações que o usuário especifica, o Toodledo apresenta uma hotlist – lista com as tarefas mais importantes pro momento. Há a possibilidade de se aplicar filtros, organizar buscas inteligentes, trabalhar com aplicativos de terceiros, e visualizar suas tarefas por localização. O Toodledo sincroniza com serviços como Twitter, iCal, Gmail e outros. Um diferencial é a existência de um “time tracker” no qual você pode definir quanto tempo vai passar em cada tarefa e medir esse tempo.

O Toodledo tem um visual mais sério, um pouco complexo demais, mas com uma aparência definitivamente profissional. Não é um estilo unânime, mas pode agradar muitos usuários. Ah, ele oferece algumas funções bem diferentes como, por exemplo, a possibilidade de imprimir suas tarefas como booklets – folhas dobráveis para serem guardadas no bolso.

Fonte: Info
Postar um comentário
UA-15674926-13