983706779

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Brasil aumenta o uso de redes sociais para fins comerciais

Aumentou o acesso às redes sociais para fins comerciais no Brasil, revela pesquisa encomendada pela Unisys à IDC sobre o fenômeno da “Consumerização de TI” no Brasil - uso de dispositivos móveis pessoais no ambiente corporativo, disponibilizada nesta quarta-feira, 26/10. O estudo indica que 34% dos brasileiros entrevistados afirmam utilizar o Facebook para trabalho, ante 16% dos consultados no ano passado.

Ainda sobre a rede criada por Mark Zuckerberg, o Brasil lidera a lista dos países em que os funcionários acessam o site pelo menos uma vez por dia para fins corporativos e pessoais: 58,8% dos brasileiros entrevistados disseram navegar no Facebook com essa frequência. Para efeito de comparação, na Inglaterra, 44,3% dos entrevistados informaram acessar o site ao menos uma vez por dia, enquanto na França 35,9% costumam fazer o mesmo.

O Brasil também é o país que figura na pesquisa com mais entrevistados que possuem um perfil no Facebook ou no MySpace para uso profissional. Na amostra, 19,7% dos brasileiros consultados afirmaram ter uma página em ou outro serviço. Nos EUA, apenas 7,2% dos entrevistados afirmaram possuir uma página utilizada para fins corporativos no Facebook ou no MySpace. O Linkedin também apresentou aumento nos acessos no Brasil. Em 2010, 28% dos brasileiros consultados disseram utilizar o site, enquanto neste ano esse número subiu para 35%.

Apesar de não ter tido um crescimento tão expressivo no País, o Twitter – que em 2010 era acessado, para uso pessoal e profissional, por 23% dos brasileiros entrevistados e em 2011 é utilizado por 25% dos consultados – é mais usado no Brasil do que nos outros oito países onde a pesquisa foi realizada. Na edição de 2011, 37% dos brasileiros consultados disseram navegar no microblog pelo menos uma vez por dia. O segundo país do ranking que aponta essa prática é a Austrália, onde 13,3% dos entrevistados afirmaram acessar o Twitter pelo menos um uma vez ao dia.

A pesquisa também ouviu a opinião de 101 executivos de diversas organizações localizadas no Brasil. Eles acreditam que haverá um ligeiro aumento no uso de mídias sociais no País no próximo ano. Para eles, o Facebook crescerá cerca de 36% em 2012 e o Linkedin será 33% mais utilizado nos próximos 12 meses. Para realizar o levantamento, foram ouvidos 306 iWorkers(funcionários que utilizam as tecnologias da informação como parte de seu dia a dia) no País, todos eles residentes nas principais cidades do Brasil. 

Postar um comentário
UA-15674926-13