983706779

sábado, 15 de outubro de 2011

Cinco drops de mídias sociais

A internet no celular

Foto: Adam Hart-Davis
O mundo é móvel e ele está no seu celular. Cerca de 20% da população mundial que possui celular usa o aparelho para acessar a internet – isso dá mais ou menos um bilhão de pessoas. O levantamento, realizado pelo Google, aponta que, em 91% dos casos, o objetivo da navegação online é fazer buscas na rede, em 84% para utilizar aplicativos e em 81% para checar emails. Mas tem muita gente também que já está usando seu celular para acessar redes sociais (43%) e assistir vídeos (20%) diariamente.

Guy encanta, agora em português
A editora Alta Books acaba de lançar a edição brasileira do bestseller Enchantment, de Guy Kawasaki. Conhecido por seu trabalho no passado como evangelista da Apple, Guy Kawasaki tornou-se um dos mais cultuados consultores do mundo corporativo.
 
 “Encantamento – A Arte de Modificar Corações, Mentes e Ações”, mostra como esse dom pode ser mais poderoso do que a persuasão, a influência ou as técnicas de marketing tradicionais.

E, segundo o autor, vale durante uma transação no varejo, uma negociação no mais elevado nível corporativo, ou em uma atualização do Facebook. Tanto no mundo dos negócios quanto nas relações pessoais, a meta não deve ser apenas alcançar um objetivo, mas sim obter uma mudança voluntária, duradoura e agradável nas outras pessoas. “Quer mudar o mundo? Quer transformar lagartas em borboletas? Para isso é necessário mais do que relacionamentos comuns. É necessário convencer as pessoas a sonhar o seu sonho”, define Kawasaki. O livro custa R$ 59,90 e está à venda nas principais livrarias do país.

Pegadas digitais
Muitas empresas brasileiras já perceberam a importância do relacionamento online com os seus consumidores, mas ainda não sabem como utilizar a web para agregar valor ao negócio. Por mais que pareça um grande lugar-comum, é ainda uma verdade presente. A grande parte ainda vê as redes sociais como canais complementares e não estratégicos.
 
Se você quiser concordar ou discordar disso, pode acompanhar no próximo dia 18 a palestra Pegadas digitais: como conquistar, cativar e fidelizar os consumidores?. O papo será conduzido pelas jornalistas Gabriela Mafort, da Globonews, atualmente editora multimídia do programa Conta Corrente, e Juliana Germann, especialista em e-business e responsável pela recente implantação da área de Mídias Digitais da EBX, uma das empresas do império de Eike Batista.
 
Na pauta, hábitos de consumo dos nativos digitais, exemplos de sucesso – e de fracasso – do relacionamento entre empresa e consumidores no mundo digital, e como identificar e seguir as “pegadas digitais”, aprendendo a transformar dados dispersos em informações estratégicas para a sua empresa reagir com rapidez às crises e oportunidades.
 
A palestra acontece no dia 18/10, no Rio de Janeiro. Mais informações no site da agência B+, que organiza o evento.

A revolução continua
Depois de uma revisão/ampliação, o publicitário André Telles traz nova edição de  seu livro “A Revolução das Mídias Sociais”, em que atualiza a discussão sobre o impacto das redes e da tecnologia na vida das pessoas e das empresas. Para ele, o aprimoramento das redes sociais – que deixaram de ser apenas canais para estar em contato com amigos e pessoas com interesses em comum – levou à efetiva utilização dessas plataformas para relacionamento com as marcas. Daí a importância do planejamento em marketing digital, para que as marcas estejam presentes online de forma efetiva e profissional, para se comunicar e interagir com seus consumidores. O livro foi publicado pela M.Books e está à venda nas Livrarias Cultura.

Relações Públicas 2.0
Como criar um plano de mídia social: construindo comunidades e percepção de marca através de comunicação social estratégica. O longo nome é de um webinar (seminário na web) que a Public Relations Society of America (PRSA) promove no dia 25 de outubro, com a estrelada Deirdre Breakenridge, autora de bestsellers na área de relações públicas na era da web 2.0, entre eles “Putting the Public Back in Public Relations” (com o também estrelado Brian Solis), “PR 2.0” e “Cyberbranding: Brand Building in the Digital Economy”, todos ainda sem tradução em português. Para quem está com o inglês afiado para acompanhar online, mais informações e inscrições no site da PRSA.
 
Fonte: EXAME
Postar um comentário
UA-15674926-13