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sábado, 1 de outubro de 2011

Entre arrobas e likes: o caminho do sucesso para as mídias sociais

Pesquise, entenda e se prepare para se posicionar de forma efetiva na internet.

O cenário é conhecido: a primeira coisa que milhões de pessoas fazem no dia é acessar a web. Os motivos são diversos, mas seja através dos smartphones ainda em casa, a caminho do trabalho ou já no escritório, a grande maioria das pessoas consome as primeiras informações do dia em formato digital. O Brasil já registra um número de 43,2 milhões de usuários, segundo o IBOPE. 35 milhões têm internet em casa. Em julho, um estudo do Ipsus Media CT apontou que um em cada 3 internautas têm smartphones. Portanto, estar presente de forma eficaz na rede é premissa básica para qualquer empresa, seja ela do tamanho que for. E a sua empresa? Ela se move estrategicamente nas redes sociais? Se a resposta para esta pergunta for negativa, preste bastante atenção: a comunicação digital pode abrir ou fechar muitas oportunidades.


Mas como saber quais as melhores mídias sociais para a sua estrutura de negócio? É preciso estar em todas as redes – as que já existem e outras que surgem de tempos em tempos? Como gerenciar os conteúdos? Além de dúvidas de ordem prática, há também questões que envolvem toda a estratégia de comunicação da empresa. Algumas se sentem inseguras em abrir esses canais de comunicação por medo de causar reações negativas em seus consumidores. Mas é preciso entender, que é a rede social que gera essa reação. Mas é ela quem pode ajudar a reverter o quadro.

A Webmint, núcleo do Grupo Mint especializado em comunicação digital, destaca os passos aos quais as empresas devem ficar atentas antes de sair criando perfis nas redes sociais:

Entenda as reais necessidades de sua empresa: primeiro entenda exatamente quais são as necessidades de sua empresa, as áreas que ela deseja aperfeiçoar ou explanar e o público-alvo desta ação. A partir desta analise será possível traçar estratégias focadas e eficientes.

Infraestrutura e conhecimento: você sabe exatamente quais são as funcionalidades do Twitter ou do LinkedIn, por exemplo? Antes de abrir um perfil em todas as redes sociais mais comuns, procure entender cada uma delas e os benefícios e recursos que as plataformas sociais oferecem. Sabendo de cada especificidade você terá domínio sobre a mão de obra que será utilizada. Você pode optar por contratar uma pessoa com este tipo de domínio e que ficará focada somente na comunicação digital ou terceirizar este serviço. A última opção é a mais indicada pois agências de comunicação digital tem o know-how e mão de obra especializada para gerenciar seu front virtual.

Estipule uma frequência de atualização (e cumpra): se uma empresa se propõe a entrar de cabeça no mundo das mídias sociais, ela precisa estar preparada para atualizar os canais com frequência, atendendo às expectativas e solicitações dos usuários. Não existe nada pior do que uma empresa que atualizou o Twitter durante dois meses e depois parou ou que atualiza a cada 15 dias. Os usuários acessam a internet todos os dias e sua empresa precisa estar adequada para isso.

Conteúdo: em uma planilha, monte a grade de conteúdos de seus canais de comunicação de acordo com a frequência escolhida. Desta forma será possível ter uma visão geral dos conteúdos a serem postados. Esta programação deve ser feita também levando em conta datas comemorativas interessantes para sua empresa, eventos, palestras e lançamentos.

Nem tudo são flores: todo mundo gosta de ouvir elogios, mas não gosta de críticas, certo? Com sua empresa não é diferente. Se sua empresa está ativa em alguma rede social é preciso que ela esteja também pronta para receber elogios e, o mais importante, críticas. As plataformas sociais é a forma de comunicação mais transparente e direta com uma empresa e é exatamente por isso que os usuários depositam nesta ferramenta toda a confiança diante de uma crítica ou insatisfação sobre um produto ou serviço. Esteja preparado não só para receber uma crítica como também para reverter a situação a seu favor o mais rápido possível. Cada segundo é precioso quando se trata de redes sociais.

Monitore seus canais e mensure: sua empresa criou um perfil e está atualizando com frequência os canais de atuação, mas existe um monitoramento e mensuração de resultados? Mais do que se comunicar é preciso saber o que seu público-alvo está dizendo sobre suas estratégias. O monitoramento é essencial e precisa ser feito diariamente, não deixando escapar um só detalhe. O monitoramento é eficaz, pois a partir dele é possível traçar futuras estratégias e conhecer mais sobre as pessoas que você lida. A mensuração é consequência deste monitoramento, afinal de contas, exibir os resultados de sua comunicação digital é a prova que você tem sobre todos os esforços que estão sendo voltados para a ação. [www.agenciamint.com.br].
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