983706779

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Robots criam contas e fazem amigos nas redes sociais

Nem sempre o que parece é. E se já havia quem se fizesse passar por quem não é nas redes sociais, agora há quem tenha amigos virtuais, que são, não pessoas, mas robots.
 
O projecto, que levou à criação de robots para a abertura de falsas contas nas redes sociais, principalmente no Facebook foi desenvolvido por uma equipa de investigadores da Universidade da Columbia britânica, em Vancouver, no Canadá, e teve como objectivo alertar, mais uma vez, para a facilidade com que se aceitam amigos nas redes sociais.

A experiência durou oito semanas, e os robots criaram perfis com nomes falsos, enviaram pedidos de amizade de forma aleatória e tiveram uma elevada percentagem e de respostas positivas.

Os pedidos de amizade seguiram para 5.053 utilizadores do Facebook, sendo que eram enviados 25 pedidos por dia a partir de cada conta para que estas mensagens não fossem detectadas como spam. Na primeira fase da experiência foram aceites 976 pedidos de amizade. Numa segunda fase foram enviados pedidos de amizade a 3.517 amigos dos amigos que se fizeram na primeira fase. E aqui a aceitação dos pedidos foi de 59 por cento.

Para os investigadores tal facto mostra que quem recebe um pedido de amizade nas redes sociais de alguém que já é amigo de um amigo, mesmo que virtual, tem menos cuidado e responde mais vezes positivamente à solicitação.

De acordo com os investigadores os mecanismos de segurança existentes nas redes sociais não são os mais eficazes a detectar perfis falso. Segundo a experiência apenas 20 por cento dos perfis falsos foram bloqueados, depois de algum membro da rede social ter percebido que se tratava de mensagens de spam.

Fonte: Sol
Postar um comentário
UA-15674926-13