983706779

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Usuários de smartphone podem ajudar a salvar animais com aplicativo

Programa conta com a colaboração popular para capturar imagens e identificar animais selvagens

Editora GloboO aplicativo de iPhone Instant WILD app, lançado hoje, permite fotografar leopardos, elefantes e qualquer outro animal selvagem. Ele pode ajudar os ambientalistas a identificarem novas espécies, classificarem animais e descobrirem as populações mais ameaçadas.

O programa, criado pela Sociedade de Zoologia de Londres (ZSL), conecta usuários de iPhone a câmeras sensíveis ao movimento espalhadas em habitats animais no Quênia, Sri Lanka, Mongólia e Reino Unido. As câmeras capturam as imagens, que são enviadas ao aplicativo em tempo real. O usuário pode escolher a qual espécie pertence o animal fotografado.


A pessoa pode, inclusive, seguir uma câmera específica para receber alertas cada vez que ela capturar uma nova fotografia ou
acessar a versão online do aplicativo para tentar classificar os animais.Normalmente levariam semanas para que um ambientalista passasse por todas as imagens registradas, mas a Sociedade de Zoologia espera que a colaboração popular ajude a agilizar o trabalho do profissional.

Ao acessar uma fotografia, a pessoa pode escrever a espécie do animal, dizer que não há nenhum animal em quadro ou ainda compartilhar em Twitter ou Facebook para que os amigos ajudem dando palpites. 
 
Postar um comentário
UA-15674926-13