983706779

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

China exige que usuários cadastrem nomes reais em microblogs

Fonte: Google Imagens
A China determinou, na última quinta-feira (22), que os novos usuários de microblogs em sete sites na província de Guangdong, no sul do país, devem se cadastrar com seus nomes reais, com o objetivo de facilitar a identificação de internautas que promovem posts considerados “perigosos” pelo governo, noticia a Reuters.

Internautas chineses “zombaram” da medida, questionando a capacidade do governo de controlar os comentários dos estimados 300 milhões de usuários chineses.

“A China tem mais de um bilhão de habitantes. Se algumas centenas de milhões de pessoas se queixarem, eles terão espaço para prender todos?”, perguntou o usuário sob o pseudônimo Pan Gui. “Qual é o objetivo disso?”, escreveu outro usuário, identificado como Wang Weijin. "Querem controlar nossa liberdade de expressão?”.

O rígido controle imposto pelo Estado chinês à internet vem sendo “driblado” nas mídias sociais e feito com que o governo "enrijeça" medidas para controlar a web. Em alguns casos, manifestações on-line deflagraram protestos na web, com repercussão nacional contra, por exemplo, a corrupção das autoridades.

O maior site de microblogs na China é o Weibo, da empresa Sina. O Twitter é bloqueado no país.

Com informações de O Estado de S. Paulo.
 

Leia mais


Postar um comentário
UA-15674926-13