983706779

sábado, 21 de janeiro de 2012

Apagão da Wikipédia vira piada no Twitter e concorrentes aparecem

Ao lado do Reddit, Wikipédia é um dos líderes do blecaute contra o Sopa. Foto: Reprodução
Ao lado do Reddit, Wikipédia é um dos líderes do blecaute contra o Sopa
Foto: Reprodução

O apagão da Wikipédia como forma de protesto contra o projeto de lei antipirataria dos Estados Unidos, o Sopa (Stop Online Piracy Act, ou Lei para Parar com a Pirataria Online) fez muitos internautas se perguntarem onde pesquisar conteúdo numa época em que a internet substituiu as enciclopédias. "O que faço eu agora se não posso usar a Wikipédia?", é o que se questionaram usuários do portal ao perceber que os seus aproximados 3,8 milhões de artigos foram bloqueados durante 24 horas da versão em inglês do site.

Os internautas estão usando o Twitter para encontrar soluções para o apagão da enciclopédia virtual. A versão em inglês não foi bloqueada para celular, na sua versão simplificada e nem se o usuário retirar os conteúdos em Java Script do seu navegador. Se tudo isso falhar, a alternativa que mais se assemelha à Wikipédia é provavelmente a Enciclopédia Britânica. Atualizada diariamente por uma centena de editores e mais de quatro mil colaboradores, ela oferece artigos que podem ser lidos por 30 dias num período de teste ou mediante o pagamento de 25 centavos por dia.

Já o site Wolfram-Alpha não tem uma página tão prática quanto à Wikipédia, mas tem uma ferramenta de busca na qual é possível inserir o que se está pesquisando, que a web responde utilizando um algoritmo que descarta resultados e oferece os que estatisticamente considera mais acertados. Outra alternativa é entrar em algum grupo de discussão na internet entre pessoas que compartilhem algum interesse comum.

Os amantes do cinema podem acessar a página Internet Movie Data Base (IMDB), uma espécie de enciclopédia virtual sobre a sétima arte, que além de fornecer informações sobre os filmes permite aos usuários votarem em suas produções favoritas.

No Twitter, os usuários criaram a hashtag #factswithoutwikipedia (fatos sem Wikipédia), e brincam criando definições bizarras sobre pessoas e fatos, como por exemplo "Adolf Hitler foi campeão nacional de ioiô na sua juventude", ou "a velocidade da luz é menor durante a noite".

Para se conhecer as respostas para suas indagações, o internauta pode recorrer a uma solução menos tecnológica: ir a uma biblioteca. Embora fazer isso seja mais demorado do que um clique, pode continuar sendo realizado mesmo depois do apagão da Wikipédia. 

Fonte: Terra
Postar um comentário
UA-15674926-13