983706779

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

IBM, Microsoft e Google lideram novamente a lista das marcas de tecnologia mais valiosas

Por Paulo Higa 
As marcas mais valiosas do mundo em 2011
As marcas mais valiosas do mundo em 2011

A Interbrand divulgou a tradicional lista das marcas mais valiosas do mundo. Como há muito acontece, a Coca-Cola liderou o ranking — vale quase cinco vezes mais que a rival Pepsi, com uma marca estimada em US$ 71,9 bilhões. No setor de tecnologia, destaque para IBM, Microsoft e Google aparecem em 2º, 3º e 4º lugares, respectivamente.

A Microsoft foi ultrapassada pela gigante azul em 2008 e desde então não conseguiu recuperar a posição. Por um breve momento, a própria IBM passou a valer mais que a Microsoft, empresa que já chegou a possuir valor de mercado de US$ 600 bilhões — bem mais que os US$ 238 bilhões de hoje. A IBM pode ter até enfraquecido no mercado de computadores pessoais, mas ainda atua forte no mercado corporativo.

Na lista, chama a atenção a rápida ascensão da Apple, que subiu da 50ª posição em 2003 para a 8ª em 2011. Não poderia ser muito diferente para uma empresa que vem ditando tendências no mercado, com o iPad e o iPhone. Querendo ou não, esses pequenos gadgets, principalmente o iPad, ainda não encontraram concorrentes fortes o bastante para batê-los em número de vendas.

Outra empresa que chama a atenção, mas de forma bem negativa, é a finlandesa Nokia — já esteve em 5ª e hoje amarga o 14º lugar. A salvação pode estar nos novos Windows Phones que chegarão ao Brasil ainda neste ano. Se nem isso der resultado, talvez tenhamos uma “nova Xerox” muito em breve.

Fonte: Gemind
Postar um comentário
UA-15674926-13