983706779

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Você sabe o que é ultrabooks?

Não tenha dúvidas: esse ano, uma das palavras que você mais vai ouvir quando o assunto for computador será: Ultrabook. E, a largada para essa nova categoria de micros super finos aconteceu aqui, em Las Vegas, durante a CES. Mooly Eden, um dos executivos da Intel à frente do projeto, fez uma demonstração explicando como foram alcançadas dimensões tão pequenas num computador. Tudo teve de ser adaptado. Tudo teve de ser redesenhado e miniaturizado.

Uma das principais mudanças é a substituição dos tradicionais HDs por memórias do tipo Flash – as mesmas usadas nos pendrives. Com isso, os  computadores ficaram mais leves e ganharam ainda mais autonomia. Já tem micro que promete 9 horas de funcionamento com uma carga de bateria.

No estande da Intel, no Centro de Convenções de Las Vegas, muita curiosidade em torno dos novos computadores. O difícil, aqui, era encontrar lugar. A feira desse ano recebeu um número recorde de visitantes, e boa parte deles queria conhecer as novidades dos Ultrabooks.

Segundo Américo Tomé, diretor de marketing e produtos da Intel, "o produto, para ser classificado como um Ultrabook, tem que atender a algumas características". Uma delas é a espessura: "Ultrabook é sempre um dispositivo fino. Então, se ele tiver uma tela maior que 14 polegadas, pode ter até 21 mm de espessura", diz. Tomé também explica que, se a tela do aparelho for menor que 14 polegadas, ele precisa ter menos de 18 mm de expessura.

Já existem vários modelos de Ultrabooks à venda aqui nos Estados Unidos. No Brasil também já há alguns, mas eles devem chegar com mais força a partir de março desse ano. Américo explica que "a Intel já tem 75 projetos em andamento ao redor do mundo. E esses produtos serão lançados durante o ano, inclusive no Brasil". E ele dá outra boa notícia: haverá, inclusive, fabricação local, já na 1ª metade de 2012.

Os Ultrabooks chegam com uma artilharia pesada em sua divulgação. A Intel criou um fundo de mais de US$300 milhões (cerca de R$540 milhões) para fazer a nova plataforma decolar. Will.i.am, o astro pop que também é diretor de inovação da Intel, vai sair pelo mundo numa turnê para divulgar os novos micros.

Américo explica: "[Will.i.am] irá visitar 12 cidades ao redor do mundo, incluindo uma cidade no Brasil, onde ele irá desenvolver atividades para promover o Ultrabook e atividades com outros músicos, demonstrando como ele utiliza o Ultrabook em seu dia-a-dia e quais benefícios esses dispositivos trazem para ele".

Ultrabooks. Eles estão chegando e ainda vão evoluir bastante. Já há, por exemplo, modelos chamados de convertibles – conversíveis, em português. Eles são um tablet e um notebook ao mesmo tempo. Mas, essas ainda são novidades que vão chegar ao longo do ano. Como sempre, você acompanha essa evolução aqui, no Olhar Digital. Fique ligado!

Fonte: Olhar Digital


Postar um comentário
UA-15674926-13