983706779

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Facebook pode lançar smartphone depois de IPO

Mark Zuckerberg
Facebook Phone estaria sendo desenvolvido pelo Facebook e HTC e pode ser lançado ainda este ano

2012 está se mostrando um ano mais que positivo para Mark Zuckerberg e sua rede social, o Facebook. Depois de reportar 1 bilhão em receita gerada no trimestre, ver sua base de usuários saltar para mais de 900 milhões de pessoas e gastar outro bilhão na aquisição do Instagram, o Facebook pode agora estar de olho em outro negócio: os smartphones.

Segundo informam os taiwaneses do Digitimes, o Facebook está trabalhando e conjunto com a HTC no desenvolvimento do seu próprio produto. De acordo com as fontes ouvidas pelo jornal, é possível que o Facebook Phone seja lançado no próximo semestre.

Essa não seria, entretanto, a primeira vez que a HTC lança um produto baseado nas funcionalidades do Facebook. No ano passado, a empresa apresentou os smartphones Salsa e Chacha, cujas funções eram integradas diretamente a rede social. O desenvolvimento dos modelos, porém, não contou com a participação da empresa de Zuckerberg.

Mas, parece que agora a parceria é real. A ideia é que o aparelho tenha uma plataforma exclusiva para o Facebook e que permita que o usuário tenha acesso total às funcionalidades disponíveis na página da rede social.

IPO
Contudo, ainda mais aguardado que o smartphone é o IPO (oferta pública de ações) do Facebook. A operação ainda não tem data oficial para acontecer, mas é possível que seja anunciada em junho. Especula-se que a venda das ações renda a empresa 5 bilhões de dólares e também que elevaria seu valor de mercado para 100 bilhões de dólares. 

Tanto dinheiro em caixa pode dar ao Facebook a chance de se aventurar em novos investimentos e de inventar novas maneiras de levantar mais receita. Uma delas, por que não, pode vir a ser um produto para o disputado mercado de smartphones.

Postar um comentário
UA-15674926-13