983706779

quinta-feira, 12 de abril de 2012

O que é Marketing Digital

Marketing Digital são ações de marketing que utilizam meios digitais como plataforma principal da estratégia de marketing. É mais abrangente do que o marketing online, pois este engloba as ações realizadas na internet. O marketing digital também engloba ações em mídias digitais como quiosques, TV digital, celulares, etc. Com o avanço da conexão web, em breve todo aparelho digital já estará conectado na internet, portanto marketing digital e marketing online serão a mesma coisa.

Antes de falar de marketing digital, é importante revisarmos alguns conceitos do marketing.
“Marketing são as atividades sistemáticas de uma organização humana, voltada para a busca e realização de trocas com seu meio ambiente, visando benefícios específicos”. (Raimar Richers) 

“Marketing é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca”. (Phillip Kotler)

Composto ou Mix de Marketing – Os 4 P’s, C’s e A’s

"...Vamos inicialmente aos 4 P’s que foram formulados na início da década de 60 pelo professor Jerome McCarthy : 4 P’ s: Produto, Praça, Preço e Promoção Produto: refere-se a variedade do produto, qualidade, características, nome da marca, design, embalagem, tamanhos, serviços, garantias, devoluções etc.; Preço: é composto pelo preço básico, descontos, prazos de pagamento, condições de crédito etc.; Praça ou Ponto de Venda: diz respeito aos canais de distribuição (localizações), distribuição física (estoque), transporte, armazenagem etc; Promoção: venda pessoal, propaganda, promoção de vendas, publicidade, relações públicas, marketing direto (mala direta, telemarketing) etc. Nos 4 P’ s o mercado é visto do lado do vendedor (empresa), com uma visão orientada para o produto e menos para o cliente (consumidor). Para minimizar esta deficiência utilizamos o conceito dos 4 C’s criado por Robert Lauterbom, por volta de 1990, que tem como visão orientar o composto para o cliente.... "

4Ps 4Cs 4As
Produto Cliente  Análise
Praça Conveniência Adaptação
Preço Comunicação Ativação
Promoção Custo Avaliação
Fonte: Administradores.com.br

Marketing Digital - Antes precisamos ser usuários

Antigamente, o profissional de marketing podia se dar ao luxo de dizer que não gostava e nem entendia nada de tecnologia. Atualmente, não há mais como fugir da tecnologia, e ela é parte estratégica do marketing digital. Pergunte-se a si mesmo: Se tivesse que escolher usar APENAS uma destas mídias: televisão, internet ou revistas. Qual você escolheria?

Se escolheu INTERNET, então podemos concluir que o marketing digital está ocupando cada vez mais importância no mix de marketing. O desafio é como planejar ações de marketing digital em meio a tantas tecnologias, siglas e novidades? Minha recomendação é começar de maneira simples e primeiro SER USUÁRIO. Afinal, como planejar uma estratégia de marketing digital no Youtube se nunca postou um vídeo? Como entender o potencial do Flickr na criação de álbuns de fotos colaborativas (Ex: Joomla!Day Brasil 2008, fotos enviadas por participantes do evento), se nunca enviou uma foto para internet?

O marketing digital está estreitamente relacionada às redes sociais, portanto conhecer as principais redes sociais e como sua empresa pode virar notícia é o primeiro passo para iniciar um planejamento.

Marketing Digital e Google

Sem dúvida, o Google é a porta de entrada para grande maioria das pessoas quando procuramos um produto/serviço. Você já comprou produtos ou contratou serviços de empresas que você nunca tinha visto antes, e apenas fez uma "simples" busca no Google? E quantos clientes você já obteve do Google?

Um dos pilares do atual marketing digital é o marketing de busca, que são estratégias para posicionar o(s) site(s) de sua empresa nas primeiras colocações do Google. Há duas maneiras para colocar sua empresa no Google: Através dos Links Patrocinados (AdWords) e da Otimização de Sites (SEO - Search engine optimization). A primeira são técnicas para criar os anúncios pagos do Google e a segunda são técnicas para organizar o conteúdo e estrutura do site de modo que o site seja encontrado pelo seu potencial cliente no momento que ele faz uma busca.



Link Relacionado
Postar um comentário
UA-15674926-13