983706779

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Ter Blog é melhor que usar Rede Social

Ao contrário do que se poderia esperar, as redes sociais não estão matando os Blogs e são , na verdade, um sistema útil para manter os blogs sempre vivos e crescendo ainda mais. É claro que existem mais usuários de redes sociais do que blogueiros, mas podemos considerá-los todos potenciais leitores de blogs. Os Blogs são uma ferramenta extremamente essencial para a sobrevivência da internet e são responsáveis por boa parte do conteúdo compartilhado nas redes sociais. Chego a dizer que Blogs são mais importantes e úteis do que uma rede social.
Acabo de ler uma matéria muito interessante sobre o crescimento dos Blogs nos últimos 5 anos, passando de pouco mais de 35 milhões para mais de 180 milhões. Em todos os anos o número de Blogueiros crescem no mundo, mais lentamente do que o número de pessoas nas redes sociais, mas ainda assim, cresce.

A pesquisa é da NM Incite e produziu o seguinte gráfico do crescimento de Blogs no mundo:


Inclusive já escrevi alguns artigos sobre as “profecias” fatalistas para o fim dos Blogs e este é um debate sempre recorrente, especialmente por vermos tanta gente que desiste de seus projetos na blogosfera, mas nunca vemos pessoas desistindo das redes sociais.
Preciso defender que ter um blog ainda é melhor que usar Redes Sociais como forma de comunicação ou troca de informações. A consistência e durabilidade de um blog, mesmo que tenha sido abandonado, é bem maior do que um perfil no Facebook, por exemplo.

Blog ou Rede Social?

O tamanho da internet pode nos assustar quando vemos quanto conteúdo é produzido e o que está de fato indexado no Google. Um Blog é praticamente invisível no mar de informações da internet: Seu Blog não é NADA na Blogosfera.

Mas agora pense em você dentre os 800 milhões de usuários do Facebook e seus pouco mais de 400 amigos. A velocidade da Timeline, todos publicando fotos, links, textos e vídeos a todo instante, qualquer atualização de seu perfil passa desapercebida facilmente. Seus amigos podem ignorar por completo qualquer coisa que você diga.

Outro fator é a durabilidade de um Blog. Quantas redes sociais já existiram e deixaram de existir? Quem nos garante que o Facebook continuará sendo o principal formato nos próximo anos?


Até 2009/2010 o Orkut era imbatível no Brasil e o Facebook era considerado muito difícil de usar e entender, além de não ter as comunidades/fóruns tão queridos. E quem seria capaz de dizer que o Twitter com seus meros 140 caracteres atrairia tanto interesse?

Há redes sociais que sumiram por completo, outras que são voltadas para interesses restritos, como a Linkedin. Sem esquecermos do Google+ que está nascendo e crescendo muito rápido pelo poder que a empresa tem na internet, já passando 180 milhões de usuários ativos. Outro é o Pinterest que está ganhando força, é uma novidade e tem maneiras de compartilhar conteúdo que as outras ainda não faziam.

Já os Blogs estão aí há mais de 10 anos. A tecnologia muda, as plataformas crescem e melhoram, surgindo até novos serviços e concorrentes para o Blogger e o WordPress que dominam. Muda-se até o estilo de Blogar, já que no início eram apenas diários pessoas online, mas todos os estilos convivem sem problemas.

Quantas redes sociais você usa?

Para estarmos presentes na internet a partir das redes sociais é preciso usar quase uma dezena de serviços que atendem a vários estilos e necessidades. Há redes sociais para todos os gostos e usamos ao menos as mais interessantes.


Minimamente alguém diria que usa só o Facebook e penso que isso seja suficiente para interagir com boa parte dos amigos online. Mas de certa forma o MSN também é um aplicativo social, menos multilateral e mais reservado. Junto a ele há o Skype. Passamos pelo Flickr ou o Instagram para compartilhar imagens e o Twitter para quem gosta de mais agilidade. Você já abandonou o Orkut, o MySpace e o ICQ, só pra lembrar alguns antigos. E nesse momento está tentando aprender a usar o Google+ para não ficar para trás.

Mas os blogs ainda estão aí. Você pode não ter um blog, mas lê blogs e os usa da mesma forma, comenta, segue, divulga na sua nova rede social. Os anos passam e os blogs não mudam, mas se adaptam às transformações da internet e às necessidades dos usuários, blogueiro ou leitor.

No fim, os Blogs são um tipo de rede social minimalista. A interação acontece pelos comentários, informação é compartilhada e está integrado a outros serviços da internet, dando liberdade para as pessoas lerem ou seguirem como for conveniente.

Meu Blog é minha rede social preferia!

 

Postar um comentário
UA-15674926-13