983706779

sábado, 5 de maio de 2012

"Superlua" é atração no céu neste sábado

Google Imagens
Uma "Superlua", a única de 2012, é a grande atração do céu neste sábado. Às 23h35, o único satélite natural da Terra atingirá sua fase cheia praticamente ao mesmo tempo em que estará no perigeu, isto é, o ponto de sua órbita em que fica mais próximo do nosso planeta. Segundo a Nasa, ela parecerá até 14% maior e 30% mais brilhante que uma Lua cheia "normal".
 
O termo científico para o fenômeno é Lua de perigeu. As luas de perigeu variam de tamanho por causa do formato oval da órbita do satélite, semelhante à eclipse que a Terra e os outros planetas orbitam em torno do Sol. Isso faz com que de um lado, o perigeu, ela esteja cerca de 50 mil quilômetros mais próxima do que do outro, o apogeu. Neste sábado, ela estará no perigeu às 23h34, apenas um minuto antes de ficar totalmente cheia, em uma sincronização quase perfeita.

Mas embora a Lua vá estar maior e mais brilhante, será difícil perceber isso. No alto do céu, sem pontos de referência e de escala, uma "Superlua" pode parecer igual a qualquer outra Lua cheia. Por isso, é melhor observar a Lua quando ela estiver mais baixa no horizonte. Por razões ainda não totalmente compreendidas pelos astrônomos e psicólogos, isso faz com que o satélite pareça bem maior que o natural, já que sua luz tem que atravessar áreas com árvores, prédios ou outros objetos que podem dar algum senso de escala. Com a Lua de perigeu, essa ilusão tende a ficar ainda mais impressionante.

Postar um comentário
UA-15674926-13