983706779

sábado, 12 de maio de 2012

Tecnologia permite atender telefone ao encostar na orelha

Post image for Atenda o celular encostando no canto do ouvido (algum dia)
 
A fabricante de componentes eletrônicos Rohn Semiconductor desenvolveu uma nova tecnologia que permite uma pessoa ouvir o som de um dispositivo móvel apenas tocando o canto do aparelho no ouvido (ou mais exatamente naquela cartilagem logo acima do lóbulo).

Neste caso, o som não é enviado na forma de ondas que chegam ao tímpano, e sim por meio de vibrações transmitidas pela cartilagem do ouvido que se transformam em sons no seu fundo.

Esse fenômeno foi observado pela primeira vez em 2004 pelo professor Hiroshi Hosoi, do departamento e otorrinolaringologia da Universidade Médica de Nara, que viu algumas aplicações práticas dessa descoberta, como na na hora de receber chamadas em locais barulhentos, já que o som vindo do celular ou smartphone pode ser ouvido de maneira mais clara e confortável. Fora isso, outra vantagem desse sistema é que ele elimina a necessidade de pressionar excessivamente o aparelho contra o rosto, evitando assim o contato direto da tela do aparelho com a gordura natural da pele ou mesmo de produtos de maquiagem.

Baseado nessas idéias, a Rohn em parceria com um grupo de pesquisadores liderados por Hosoi desenvolveram um novo chip + vibrador que foi adaptado num protótipo de capinha para iPhone (duh!) que será mostrado numa palestra apresentada pelo médico durante o 113o Encontro Anual da Sociedade de Otorrinolaringologia do Japão, que ocorrerá neste mês na cidade de Niigata.

A empresa declarou que pretende desenvolver um produto e colocá-lo no mercado o mais cedo possível.

Mais informações aqui.

ZTOP

Postar um comentário
UA-15674926-13