983706779

terça-feira, 12 de junho de 2012

Google vai adicionar reconhecimento de voz em busca corporativa móvel?




Matt Eichner, gerente-geral da Google para busca corporativa, deu a entender que empresas podem, em breve, serem beneficiadas pelo reconhecimento de voz na busca de dados corporativos em dispositivos móveis.


Em conversa com a COMPUTERWORLD do Reino Unido, durante uma conferência de busca corporativa realizada em Londres, Eichner sugeriu que busca corporativa em dispositivos móveis se tornaria mais popular como o tempo e que faria sentido para a Google adicionar recursos de reconhecimento de voz em sua função de pesquisa.

"Vemos que dispositivos móveis continuam a proliferar, por isso não será apenas um recurso presente em smartphones, ele estará também nos tablets etc”, acredita Eichner. “Vou dar um bom exemplo do que está vindo por aí. Espere, não sei se posso dizer isso. Vamos apenas imaginar que você está andando e não quer digitar a pesquisa no dispositivo móvel, então optar por fazer por meio de voz. É possível fazer isso hoje na web, então por que não na empresa?”, completa.

De acordo com o executivo, o appliance de busca da Google é uma solução out-of-the-box que se integra com aplicações empresariais e pode suportar milhares de documentos. Ele pode, por exemplo, pesquisar 220 tipos de arquivos, incluindo HTML, PDF, Microsoft Office e Lotus, e é apoiado por uma série de protocolos de segurança, incluindo mecanismos single sign-on. A tecnologia também está disponível em dispositivos móveis.

O analista independente Peter Chadha diz que, embora esse recurso possa não ser essencial para as empresas hoje, pode ser uma ferramenta importante para os negócios em breve. “No futuro, ter um dispositivo da Google com a capacidade de realizar buscas de voz será muito útil à medida que os profissionais substituem papeís por tablets e outros equipamentos móveis."

Postar um comentário
UA-15674926-13