983706779

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Batman inspira campanha em defesa da internet livre

Para lançar a iniciativa, sinais luminosos gigantes serão projetados em Nova Iorque, São Francisco, Washington, Londres e Ulaanbaator. Foto: Internetdefenseleague.org/Reprodução
         Para lançar a iniciativa, sinais luminosos gigantes serão projetados em Nova Iorque, 
São Francisco, Washington, Londres e Ulaanbaator 
                                                                            Foto: Internetdefenseleague.org/Reprodução

Um sinal luminoso, inspirado naquele usado pelo super-herói Batman, é o símbolo da Internet Defense League (IDL), um projeto lançado nesta quinta-feira com o objetivo de defender a internet livre. De acordo com o Huffington Post, as ações de lançamento da causa incluem projeções do sinal luminoso em forma de gato, que poderão ser vistas em Nova Iorque, são Francisco e Washington, nos Estados Unidos, em Londres, na Inglaterra, e em Ulaanbaator, na Mongólia.

Refletores gigantes foram alugados para a ocasião, que aproveita a estreia internacional do novo filme do Cavaleiro das Trevas, Dark Knight Rises. "Estamos muito felizes em compartilhar uma data de lançamento com o Batman", declarou o grupo Fight For The Future, idealizador da iniciativa. "Todos os que participaram na derrota SOPA e ACTA este ano são legítimos super-heróis da vida real", acrescentaram, lembrando de projetos de leis que buscavam restringir as atividades na internet, mas que não foram aprovados.

Entre as ações anteriores realizadas pelo grupo está o Internet Blackout, um protesto online promovido contra o Stop Online Piracy Act (SOPA) em janeiro deste ano, que teve adesão do Google, 4Chan, Tumblr, Vimeo, Flickr, entre uma série de outros sites.

A recém-lançada liga de defesa da internet livre já conta com apoiadores como Mozilla, Wordpress e Reddit, entre outros, e com milhares de membros que já aderiram à iniciativa. Para participar, basta se inscrever no site da Internetdefenseleague.org.

O projeto vem de encontro a preocupações generalizadas sobre potencias infrações às liberdades civis na internet presentes em propostas de governos que tentam proteger e estender direitos autorais e de propriedade intelectual, às quais diversas comunidades online se opõem.

Postar um comentário
UA-15674926-13