983706779

terça-feira, 17 de julho de 2012

Grupos do Facebook agora mostram quem leu seus posts

A partir de hoje, grupos do Facebook mostram para todos os membros quem leu cada post. Isso pode ser bastante útil, ou muito medonho.
 
Grupos de Facebook
Grupos de Facebook
A partir de hoje, grupos do Facebook mostram para você – e para o restante dos membros – exatamente quem leu cada post. O que pode ser bastante útil, ou muito medonho.

Daqui em diante, quando for postada uma atualização num grupo do Facebook, ela terá um contador com o número de visualizações. Quem tiver permissão de ver o post passa o mouse por cima do contador, e pode saber exatamente quem o viu. Se todos do grupo viram, ele diz apenas “Visto por todos”.

E como o Facebook sabe se você leu ou não um post? Eles não deixam claro, mas dado que a rede já monitora milhões de usuários, deve haver um algoritmo mais ou menos esperto para isso.

Essa função com certeza tem sua utilidade: significa que os usuários podem ter uma ideia de quem sabe o que foi postado, e deve facilitar as conversas – nada de perguntar “mas você não viu o que eu falei?”, por exemplo. Em especial, isso parece bem útil para grupos que organizam reuniões ou eventos.

Mas isso pode ficar muito medonho se for além disso. Imagina se esse contador chega ao Mural dos usuários, ou ao Feed de notícias? Acompanhar quem leu seus posts iria criar um mundo novo de neurose. O TechCrunch perguntou ao Facebook sobre essa possibilidade, mas a resposta foi: “não vamos discutir o que podemos (ou não) fazer no futuro”.

Do jeito que está, o contador de visualizações parece bem legal para grupos – e só. Pode parar aí.

 
Postar um comentário
UA-15674926-13