983706779

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

6 aplicativos para dormir melhor


A velha regra de que devemos dormir, no mínimo, oito horas por dia raramente é seguida. É bem difícil acordar se sentindo totalmente renovado e de bom humor, principalmente quando o despertador precisa tocar mais cedo.

Porém, a tecnologia não está só a favor de quem precisa acordar cedo. Há diversos equipamentos, como o actígrafo, capazes de melhorar a qualidade do sono simplesmente ativando o alarme na hora certa, ou até tocando sons relaxantes durante a noite.

E o melhor: existem aplicativos que fazem isso no seu smartphone. Confira 6 deles:

1. Sleep Cycle


Premiado em diversos sites, serviços e na própria App Store, o aplicativo Sleep Cycle, para iPhone, busca melhorar as noites de sono do usuário.

Como ele faz isso? Baseado em uma análise que o app faz durante a noite, ele consegue ativar o alarme do smartphone no momento em que o usuário está mais propenso a acordar.

Durante a noite, passamos algumas “fases do sono”, que podem ser mais profundas, ou mais leves, ocasionalmente entrando em um estado de sonho chamado “REM”. Contudo, um despertador normal não é capaz de reconhecer qual o momento certo de acordar o usuário, fazendo com que muitas vezes ele acorde muito mais cansado e esgotado do que o normal.

O que o Sleep Cycle faz é identificar e ativar o alarme no momento em que o usuário estiver no sono mais “leve”, com base em uma margem de horário definida de meia em meia hora.

Conforme abordado nas instruções, é preciso deixar o smartphone na cama para que o aplicativo funcione. O Sleep Cycle custa 1 dólar na App Store.

2. ElectricSleep


O ElectricSleep é um alarme inteligente para Android que analisa o sono do usuário para que ele acorde no melhor horário sem se sentir cansado

O app pode ser calibrado manualmente ou automaticamente. Ele analisa o sono do usuário com os sensores do smartphone, gravando os ciclos de sono e ativando o alarme somente quando o usuário estiver no sono mais leve – o que seria o mais apropriado para acordar.

O aplicativo também grava um histórico com as noites dormidas e informa por quantas horas o usuário tem dormido, o nível da qualidade do sono, e até mostra qual é o melhor horário para cair no sono.

3. Sleep by MotionX

Ao aplicativo Sleep by MotionX é capaz de simular um actígrafo com o acelerômetro do iPhone para testar a qualidade de sono.

A partir de uma avaliação feita durante a noite de sono, o aplicativo é capaz de configurar o alarme para tocar somente quando o usuário estiver na fase mais leve do sono, fazendo com que ele não acorde incomodado e cansado.

Para usar o aplicativo o usuário deve selecionar o horário que deve acordar e clicar sobre botão “Start Sleep” antes de se deitar. É preciso que o smartphone seja colocado em cima da cama ou em uma braçadeira para ter mais efetividade na avaliação do sono e no alarme.

Há, ainda, um relatório que informa a quantidade de horas dormidas por dia, porcentagem de acerto do app, e até o tempo de sono profundo e leve durante a noite.

4. Ambiance


O Ambiance é capaz de reproduzir diversos tipos de sons no Android ou iPhone para relaxar e dormir.

Nele é possível escolher entre vários efeitos sonoros para baixar, como sons de chuva, tempestades, cachoeiras, sinos, ventos, entre outros, para reproduzir durante um tempo determinado até o usuário dormir profundamente.

O aplicativo se torna praticamente um player de áudio no smartphone, já que possui opções para favoritar músicas, criar bibliotecas de sons e até para compartilhar algum efeito com os amigos.

O Ambiance ainda traz um despertador, para que o usuário também acorde na hora certa.

5. Magic Sleep


Sono Mágico (Magic Sleep) é um app para iPhone e Android para ajudar a melhorar as noites de sono de qualquer usuário.

A partir de sons relaxantes ele consegue fazer com que o usuário adormeçam de maneira mais rápida e profundamente. Basta selecionar o tempo de sono e clicar em “Iniciar”.

O aplicativo se utiliza de fontes de som psicoacústico para recriar um ambiente confortável para o usuário, simulando o som do ventre.

6. Durma bem com Santista


O aplicativo Durma bem com Santista ajuda a melhorar a qualidade do sono e descanso através do próprio smartphone.

Nele o usuário encontra dicas para dormir melhor, músicas relaxantes, quiz do sono, despertador e até um tradutor de sonhos.

O app possui uma interface bem simples e amigável. Na tela principal é possível acessar todas as opções disponibilizadas pelo programa: dicas, sonho, quiz, despertador, tempo e músicas. Há ainda um atalho para encontrar a loja Santista mais próxima.

Durma bem com Santista é totalmente gratuito, e está disponível para download na App Store e Google Play.


Postar um comentário
UA-15674926-13