983706779

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Como criar uma página de fãs no Facebook sem um perfil pessoal



Escrevi um anterior artigo sobre as vantagens das páginas de fãs por me ter apercebido da existência de muitos perfis pessoais criados para outras “figuras” que não pessoas de carne e osso. Inicialmente pensei que fosse por desconhecimento mas depois verifiquei que muitos destes “perfis” são “fãs” de páginas correctamente criadas. Depois lembrei-me que se calhar estavam a assumir um pressuposto errado: o de não ser possível criar uma página sem possuir um perfil pessoal.

Lembrei-me das pessoas que fogem do Facebook «como o Diabo foge da cruz». Essas pessoas preferem manter a sua vida privada assim mesmo: privada. Jamais publicariam a sua vida pessoal na Internet. Mas… e as associações recreativas de cuja direcção fazem parte? E aquele gabinete de contabilidade que abriram com o cunhado há poucos meses atrás? Se calhar não seria assim tão má ideia publicar a sua actividade profissional, negócio ou associação recreativa. Aliás, um pouco de reconhecimento ou publicidade não fariam mal nenhum, muito pelo contrário.



 
O que fazer então? Ir ao endereço do Facebook claro. Chegando lá deparam-se com um enorme formulário convidando ao registo. É precisamente aqui que acontece o engano: este registo é o da criação do perfil pessoal. É o que salta mais à vista e é precisamente por aí que vão prosseguir. E caem na armadilha. 


Facilmente lhes passará despercebida a ligação mais abaixo, onde diz «Criar uma página». É aqui que deverá clicar, sem passar pelo registo, levando-o ao painel de criação de página já referido no tutorial «Como criar uma página de fãs no Facebook». Após criar a página será presenteado com um ecrã adicional onde lhe são dadas duas opções: “Já tenho uma conta no Facebook” onde são pedidas as credenciais de acesso a um perfil pessoal e “Eu não tenho uma conta do Facebook”: é esta última que deverá escolher. É pedido um endereço de e-mail e uma palavra-passe (semelhante ao que acontece ao criar um perfil pessoal). É também solicitado a data de nascimento uma vez que o Facebook é interdito a menores de 13 anos. É só isto: no final terá uma conta “profissional”.



É importante salientar que, caso tenha já uma conta pessoal, é possível que o Facebook venha a encerrar AMBAS as contas. Os termos e condições proíbem a utilização múltipla.
Postar um comentário
UA-15674926-13