983706779

domingo, 19 de agosto de 2012

Como fazer backup de fan pages e outros perfis em redes sociais

Por: Camila Camargo

Há alguns dias trouxe ao blog o post “Como fazer o backup de um perfil no Facebook”. Sempre que cito esta opção no curso de Facebook para Empresas a mesma pergunta surge: e o backup de fan pages?

Por isso, hoje trago uma alternativa para que você possa salvar o conteúdo postado no mural na sua página. Para fazer o backup do conteúdo do mural da sua página é possível usar o Facebook Backupfy.Com esta ferramenta, é possível baixar um arquivo com todas as publicações da sua página, bem como os comentários e curtir dos seus fãs. Com o Backupfy é possível baixar o conteúdo tanto de suas fan pages, perfil no Facebook e outras redes sociais, como o Twitter.

Como o próprio Facebook oferece uma ferramenta de backup nativa para perfis, vamos nos concentrar em como utilizar o Backupfy para garantir que o nosso conteúdo se mantenha a salvo nas fan pages.

Por que fazer um backup?
Ter uma cópia dos seus dados no Facebook, tanto do seu perfil, quanto da sua fan page, é muito importante, pois algum problema pode acontecer e você perder sua página. Sim, isso é possível e já aconteceu comigo, como narro no post “Página não encontrada: a sensação de estar fora do Facebook”. Por isso, eu mais do que ninguém recomendo que você salve as publicações feitas em sua página para que, se algo de ruim acontecer, você tenha como repor as informações postadas.

Além disso, quando realizamos a junção de uma ou mais páginas no Facebook, é comum que todo o conteúdo postado, em ambas as páginas, seja deletado. Com o backup, você pode repor o conteúdo mais interessante, por exemplo.

Como fazer um backup da sua fan page
O Backupfy oferece planos gratuitos e pagos para que você possa armazenar seus dados. O plano grátis permite fazer o download de até três fan pages ou três contas em redes sociais, 1 GB de armazenamento, backups semanais e suporte apenas por email. Já os planos pagos se iniciam em US$4,99 e chegam a US$19,99. Para conhecer as vantagens dos planos pagos, confira a tabela abaixo.


Passo 1. Para fazer o seu backup é necessário fazer um cadastro no site. Acesse o endereço:https://www.backupify.com/social-media-backup, escolha seu plano e clique em “Sign up now”.

Passo 2. Faça seu cadastro, inserindo nome, email e senha.

Passo 3. Depois de fazer seu cadastro, escolha qual rede social terá seus dados baixados. Clique em “Add service” para fazer o login com seus dados do Facebook. Esse login é necessário para que o Backupfy consiga acessar as fan pages que seu perfil administra.


Passo 4. Em seguida, escolha qual conteúdo você quer ter em seu arquivo de backup. Por padrão o serviço disponibiliza todos, mas você optar por salvar apenas fotos, vídeos e links, por exemplo.

Passo 5. O backup será iniciado e, quando estiver pronto, você receberá um email com um arquivo XML com todos os dados da sua fan page. Porém, pelo o que percebi, os arquivos contemplam apenas postagens feitas em uma janela de 5 dias. Além disso, é necessário “desvendar” o XML, abrindo-o em seu navegador ou com o Bloco de Notas.

Passo 6. É mais fácil conferir o conteúdo diretamente pelo Backupfy. Depois de concluído, acesse a área de backups e clique em “View all Backups”. Nesta opção, é possível consultar todas as postagens feitas, desde o início das atividades na fan page.


Passo 7. O Facebook, assim como o Twitter, não oferece uma forma automática de repor todas as postagens. Sendo assim, você terá que respostar tudo manualmente caso sua página seja deletada, por exemplo.


Sem dúvida, o Backupfy é uma excelente ferramenta e que precisa fazer parte do cotidiano de quem trabalha com fan pages no Facebook. Possuir uma cópia de suas postagens para evitar ter que começar do zero é fundamental, caso algum problema ocorra.

Você já conhecia essa ferramenta? Se não, o que achou? Comente e compartilhe!


Postar um comentário
UA-15674926-13