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segunda-feira, 27 de agosto de 2012

3 formas de usar os grupos do Facebook para atrair clientes

Muitas empresas ainda analisam o Facebook numa perspectiva minimalista que passa apenas pela criação de uma fanpage para a promoção da marca, produtos ou serviços.

Mas vale lembrar que o potencial da rede social vai muito além de uma fanpage. Os Grupos, por exemplo, podem fazer a diferença na hora de construir o diálogo com o cliente.


Com os Grupos você pode criar comunidades em torno de determinados produtos, melhorar o serviço ao cliente, proporcionar um fórum de rede e até mesmo dirigir novas vendas. Você segmenta sua lista de e-mail, certo? Então, por que não segmentar sua comunidade no Facebook, também?

Seja qual for o tipo de grupo escolhido, crie diretrizes de participação, especialmente para grupos fechados e privados, onde membros podem querer convidar amigos. E sempre se concentre mais na participação nas mensagens: os grupos são para o diálogo, não para vendas diretas. Incentive os clientes a interagir e postar frequentemente.

Abaixo você confere as dicas do Entrepreneur para potencializar seu negócio através dos grupos.


1. Use Grupos Fechados como um centro de apoio ao cliente

Um Grupo Fechado no Facebook pode ser usado para oferecer suporte a um segmento específico, reduzir a desordem do seu banco de dados e ainda constituir uma central para obter feedback. É uma boa saída, por exemplo, para programas de treinamento online e para oferecer apoio aos clientes.

O objetivo é gerar um diálogo aberto entre você e os seus clientes, oferecendo um local especial para perguntas. O potencial do Grupo Fechado é permitir que os membros não se preocupem se as suas questões irão aparecer no feed de algum amigo.

Também pode ser um bom local para anunciar atualizações de produtos, descontos, eventos e concursos.


2. Use Grupos Secretos para criar uma comunidade

Se o seu objetivo no Facebook é criar uma espécie de “comunidade”, então vale a pena criar um Grupo Secreto. Ao contrário dos Grupos Fechados, aqui apenas os membros podem ver os outros componentes do grupo.

O grupo privado permite criar uma ideia de exclusividade e garante um aspecto “VIP” ao seu cliente. É especialmente apropriado para empresas que trabalham com produtos exclusivos, como consultorias.

A atmosfera do Grupo Secreto permite criar a sensação de que seus clientes terão acesso direto a você e sua equipe. Afinal, todos adoram ter um lugar para questionar a qualquer hora.


3. Use Grupos Abertos para despertar interesse na sua marca

Quanto mais estreito for o nicho ou quanto mais local o grupo, maior é a chance de ser engajado.

Não use o grupo para vender produtos diretamente, mas sim estabelecer-se como um perito. Por exemplo, se você trabalha com edição de fotografias, um grupo de foto é uma forma de compartilhar seus conhecimentos e fornecer conteúdo relevante de uma maneira mais pessoal e comunitária.

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