983706779

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Google Now vigia o usuário, mas ajuda na rotina diária

Reprodução/Google
 
Aplicativo ajuda a traçar rotas, busca horários do transporte público e acha o restaurante favorito


 
Franciele Xavier - Do Hoje em Dia 
 
Ele sabe onde é sua casa, o seu trabalho, tem noção dos lugares que frequenta, dá dicas sobre as melhores alternativas de trajeto entre um local e outro e até lhe informa com notícias do seu time de futebol favorito. E não se trata de um amigo íntimo, mas sim do Google Now, assistente pessoal da Google que está disponível para o Jelly Bean 4.1, versão mais avançada do Android.

Quem atualizar o sistema operacional, que já está disponível na Google Play, pode ter a surpresa de ver a ferramenta rodar sem precisar incluir nenhum tipo de informação. A Google informou que o aplicativo aprende sobre o usuário por meio das informações colhidas via GPS e das busca em pesquisas.

E aí é que entram os Cards, pequenas telas que aparecem na tela do telefone quando a aplicação “achar” que está na hora de fornecer uma informação que pode ser útil. Se o usuário estiver em uma estação de metrô ou ônibus, por exemplo, ele mostra as linhas que passam por lá ou o horário aproximado dos próximos embarques.

Já no caso de quem dirige de casa até o trabalho ou escola, o assistente de voz assimila os locais por onde se passa e o tempo gasto para realizar o percurso, para, no próximo trajeto, sugerir rotas que levam menos tempo.

E não é só para ajudar em deslocamentos. Pesquisas sobre esportes, artistas, estabelecimentos comerciais e tantos outros interesses do usuário também são monitoradas pela ferramenta para manter as informações atualizadas e avisar, por cards ou voz, sobre as novidades. 
 
Postar um comentário
UA-15674926-13