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sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O Marketing Digital potencializa ganhos, mas também amplia defeitos".

Google Imagens
"Citando a empresa IBM, com a frase "Ideias ruins não se tornam melhores online", a professora da HSM Educação, diretora de tecnologia da New Media Developers e especialista em Marketing Digital, Martha Gabriel, explicou porque o varejo deve estar atento ao mundo digital. No último Brunch do Varejo, realizado dia 31, pela CDL Jovem, grupo de jovens lojistas da CDL Porto Alegre, estiveram presentes o prefeito José Fortunatti, a diretoria da entidade e diversas autoridades da Capital.

Na ocasião, Martha falou para cerca de 600 pessoas da importância dessa tendência, principalmente no varejo. "Quem não buscar conhecer as novidades e se integrar nesse assunto se tornará analfabeto digital, e isso resultará na perda de muitas oportunidades", disse. Ela destacou que a presença das classes C, D e E na internet existe, sim, e tende a aumentar cada vez mais. Hoje, a televisão não é mais a principal tela, as pessoas se conectam mais via mundo digital: computador, iPad e smartphones. Por isso, o ambiente online é o principal meio para que as empresas acessem os interesses do seu público, que deve também gerar conteúdo e ser a mídia da empresa. Para quem souber usar a seu favor, o marketing digital pode tornar o consumidor um fã da marca, e não somente cliente. Martha mostrou, através de exemplos criativos que ações online e offline bem feitas têm a capacidade de comover o público e, consequentemente, dar credibilidade à marca.

Formar uma equipe de trabalho com pessoas que tenham o estilo e que entendam sobre o produto ou serviço foi outra dica dada pela palestrante. "Contratar uma equipe que ama o que faz, que sabe ouvir críticas e trabalhar com transparência é muito importante", defendeu.

Além dos quatro Ps do Marketing - Produto, Preço, Praça e Promoção -, a especialista destacou as quatro palavras-chaves do Marketing Digital para que um negócio dê certo: relevância, encontrabilidade, conteúdo e mensuração. "Conheça seu público, saiba o que ele quer, desenvolva um plano de Marketing e escolha as melhores plataformas para estar inserido. Esteja onde estão os seus consumidores, isso é mais importante e eficiente do que estar por toda a parte", finalizou.
 
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