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quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Sua marca em TODAS as redes? Aprenda a otimizar

Twitter, Facebook, Pinterest, Instagram, LinkedIn, Youtube… Às vezes você pensa que não tem como se dar bem em todas as redes sociais?

Calma, há uma série de formas para que você tenha uma presença ativa em mais de uma rede social sem dedicar todo o seu tempo à produção de conteúdo. Para começo de conversa, a gente lista aqui quatro dicas do Entrepreneur para organizar um pouco a casa. 


1. Tenha uma estratégia

Tente gastar tempo e recursos apenas nos sites de mídia social que você sabe que seus clientes usam. É melhor construir um ou dois perfis fortes do que diluir a influência em quatro ou cinco redes.

Depois de determinar em quais sites sua marca deve estar, crie uma estratégia de conteúdo. Talvez você tuite apenas cinco vezes por dia, poste no Facebook uma vez por dia e atualize seu blog de negócios uma vez por semana. O importante aqui não são os números, mas definir uma organização para que você não se perca em meio a tantas contas.

E a boa notícia é que existem muitos aplicativos gratuitos que podem ajudar. O Bliss Control é uma ferramenta gratuita que oferece atalhos para você gerenciar as configurações de conta, tais como imagens de privacidade, perfis e senhas. Já as plataformas como HootSuite e Buffer são opções gratuitas para a gestão e programação de mensagens de vários perfis.


2. Não recicle conteúdo loucamente

Gerenciar contas diferentes da mesma marca pode gerar a tentação de usar as mesmas atualizações em diferentes plataformas. O problema é que os clientes muitas vezes seguem a sua empresa em vários sites e não querem dar de cara com o mesmo conteúdo.

Prenda-se à função de cada rede social. O Twitter pode ser eficaz para compartilhar links e atualizações rápidas sobre a empresa. Já o Facebook pode ser melhor para criar e compartilhar álbuns de fotos, resumos de links e comentários de clientes


3. Faça um intercâmbio entre perfis

Ok, não é legal compartilhar o mesmo conteúdo em diferentes redes sociais. Mas isso não impede que você direcione usuários para outras redes. Por exemplo, diga aos seus seguidores do Twitter para conferirem fotos no seu álbum do Facebook.

Uma opção gratuita para automatizar a distribuição de conteúdo é a ferramenta ifttt. O nome é horrível (if this then that, se isso então aquilo) mas a ferramenta é fantástica. Você pode automatizar praticamente qualquer coisa na internet ao seu favor. Postar no Twitter e Facebook ao mesmo tempo? Fácil. Tudo o que você tem que fazer é escolher o twitter com This e o Facebook como That.


4. Use ferramentas de análise para saber o que está funcionando e o que não está

Não perca tempo compartilhando conteúdos que não chamam a atenção dos seus seguidores. E para descobrir quais posts são bem sucedidos e o porquê, os aplicativos de análise são peças chave. SocialBro, Tweriod e TweetWhen são boas opções.

Até mesmo ferramentas de encurtamento, como o bitly, podem oferecer estatísticas sobre quem está clicando nos links dos seus posts. Outra opção é monitorar a análise do seu site através de ferramentas como o Google Analytics ou o Yahoo! Web Analytics para ver quantas referências você está recebendo a partir de sites de mídia social.

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