983706779

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Como funciona a tecnologia ‘Dual Play’ nas Smart TVs

Thiago Barros Para o TechTudo

Exibir duas imagens diferentes, em tela cheia, na mesma TV, simultaneamente. É isso o que a tecnologia “Dual Play” que chega as Smart TVs da LG vai proporcionar aos usuários gamers. Com uma melhor jogabilidade para quem gosta de jogar em frente a telona, isso pode significar o fim da experiência “split-screen” (tela dividida). 


 
Função Dual Play voltada para os gamers é revolucionária no mundo das Smart TVs (Foto: Divulgação)

Apresentado pela primeira vez em janeiro na CES 2012, mas chegando ao mercado somente neste fim de ano, o projeto é considerado uma revolução no modo de se jogar nas TVs – apesar de ainda não ser muito acessível.

A tecnologia utiliza dois óculos de reprodução de conteúdo 3D, cada um visualiza uma imagem diferente do que a do adversário, que está jogando o mesmo jogo, ao mesmo tempo, na mesma tela. É impressionante. Mas afinal, como isso é feito? De forma bem semelhante ao funcionamento de uma televisão tridimensional simples. 


 
Mudança de lentes é o que faz o Dual Play funcionar
(Foto: Reprodução)

O usuário coloca os óculos polarizadores, que interpretam duas imagens semelhantes, porém gravadas em ângulos diferentes, e as une, reproduzindo um conteúdo em três dimensões. A base desta nova tecnologia é a mesma. Mas com uma modificação fundamental: a inversão das lentes dos óculos. Cada óculos da televisão com Dual Play tem duas lentes iguais. Ou seja, um com duas “direitas” e outro com duas “esquerdas”.

A maioria dos novos modelos da linha LG Cinema 3D Smart TV vem com duas unidades dos óculos Dual Play e quatro unidades de óculos Cinema 3D. E segundo a companhia, o espectador pode ficar sentado ou deitado em praticamente qualquer ponto em frente à TV, desfrutando das imagens sem nenhuma perda de qualidade ou interferência.

Confira um vídeo sobre a tecnlogia Dual Play na prática em uma game de corrida de carros:




 
Enquanto a tecnologia Dual Play da LG é focada nos gamers, a Samsung lançou uma novidade bem parecida, porém com foco nos programas de televisão: o Samsung Dual – este, sim, com pensamento de revolucionar totalmente o modo de ver TV. Ele tem funcionamento idêntico ao do Dual Play, só que vem também com fones diferenciados, permitindo que, por exemplo, você veja um jogo de futebol e sua mãe assista a novela predileta dela, bastando apenas vocês estarem usando óculos diferentes.

A Philips também traz a mesma tecnologia voltada para os gamers em suas novas Smart TVs séries 6000 e 7000, apresentadas em abril no Brasil. O "Dual View Gaming" se baseia na mesma tecnologia da LG.


TechTudo
Postar um comentário
UA-15674926-13