983706779

sábado, 29 de setembro de 2012

Google lança ferramenta para benchmark de aplicativos web

Google Imagens

Reconhecendo que os desenvolvedores estão trabalhando com um número crescente de tecnologias de navegador para construir seus aplicativos web, engenheiros do Google, juntamente com colaboradores de outras empresas, publicaram um novo conjunto de testes para browsers.

O chamado RoboHornet, postado como um serviço em estágio alfa para a Internet na segunda (24), testa a rapidez com que um navegador pode executar os componentes cada vez mais utilizados em aplicações web complexas. Entre eles, tecnologias associadas ao HTML5, tais como o Canvas tag, SVG (Scalable Vector Graphics) e o localStorage, mecanismo de armazenamento dos navegadores.

"O RoboHornet não é como outros benchmarks, porque abrange todos os aspectos do desempenho do navegador e tudo o que importa para os desenvolvedores web, como o desempenho do layout e o localStorage", disse Alex Komoroske, que é o gerente de projeto do Google para o RoboHornet.

A Microsoft, o Facebook e a Tilde, entre outros, também contribuíram com o projeto. Os responsáveis esperam que, com este benchmark no lugar, os fabricantes de browsers irão se concentrar na melhoria do desempenho e eliminar os gargalos que as suítes de testes destacam.

Embora o RoboHornet tenha uma série de testes para JavaScript, os desenvolvedores tiveram como objetivo uma gama mais ampla de tecnologias, dado o número de testadores de Java que já estão disponíveis, como o SunSpider.

Como resultado, "o RoboHornet Suite agora representa melhor as prioridades de desempenho da comunidade de desenvolvedores de aplicativos web", escreveu um contribuinte do projeto, Paul Irish, em um post de blog. Como exemplo, a suíte privada compara como um navegador pode apresentar tabelas, realizar operações matemáticas e dar sentido ao CSS (Cascading Style Sheets) e ao DOM (Document Object Model) da página web.

"Como regra geral, é raro ter pontos de referência com que todos os grandes jogadores concordem e, por isso, se realmente este esforço é apoiado por gente como a Microsoft e o Google, é uma oportunidade para levar a web para a frente", escreveu um analista de softwares de desenvolvimento de aplicativos da IDC, Al Hilwa , em uma mensagem de e-mail no qual discutia sobre o RoboHornet.

Os desenvolvedores do projeto enfrentam desafios adicionais, Hilwa advertiu, tais como trabalhar com dispositivos móveis e “atrair mais pessoas para a festa”, mais notavelmente a Apple.

"De modo geral, se um teste de navegador toma conta da indústria, faz mais do que medir o desempenho; tende a unificar o comportamento de diferentes navegadores e, finalmente, começa a ditar como as várias ambiguidades na especificação de padrões web são interpretadas", Hilwa escreveu.

Os desenvolvedores do projeto postaram o código do RoboHornet no GitHub, e estão buscando mais contribuidores. 
 
Uol
Postar um comentário
UA-15674926-13