983706779

sábado, 10 de novembro de 2012

Furacão Sandy é usado como isca para golpes via e-mail


"Ajude vítimas do Sandy e ganhe US$ 1 mil em compras na BestBuy", diz email falso
Foto: Symantec/Divulgação


O destaque do furacão Sandy na mídia levou a tragédia a ser usada como isca por golpistas na internet. Segundo a Symantec, e-mails em massa enviados por spammers já circulam com ofertas de promoções para quem doar às vítimas e anúncios de imagens chocantes, ente outros conteúdos falsos.

Títulos como "Ajude as vítimas do Sandy e receba US$ 1000 para uso na Best Buy!" e "Sandy ataca... AVISO" foram identificados em algumas das mensagens com conteúdo malicioso. Os e-mails contêm links para doação de recursos ou para supostas imagens da devastação e das vítimas, por exemplo, mas levam o usuário a sites falsos.

A Symantec aconselha que os usuários não cliquem nesses links, e sim copiem a colem os endereços na barra do navegador. Quem tiver interesse em ajudar as vítimas, segundo a empresa de segurança digital, deve buscar canais legítimos - como os sites da Cruz Vermelha e do Exército da Salvação - em vez de comprar produtos em sites suspeitos ou fazer doações e transferências monetárias por métodos não rastreáveis.

Postar um comentário
UA-15674926-13