983706779

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Qual é o perfil ideal de um analista de redes sociais?

Especialista afirma que um profissional responsável por gerenciar redes sociais de uma pequena empresa deve ter características multidisciplinares

Editado por Camila Lam, de

Por Lucas Diniz
Oli Scarff/Getty Images

Qual é o perfil ideal de um analista de redes sociais?
Respondido por Lucas Diniz, especialista em redes sociais

O mercado de mídias sociais é recente e tem recebido profissionais de diferentes formações, principalmente das áreas da comunicação, marketing e administração. Contratar um analista para fazer o trabalho internamente é a realidade da maioria das pequenas e médias empresas.

Entretanto, mesmo que você contrate uma agência, é importante ter um profissional dentro de sua empresa focado na área. Confira abaixo, algumas características esperadas de quem vai realizar essa função:

1 - Ser criativo
É necessário saber se expressar, mesclando elementos da comunicação escrita com a visual. O profissional deve buscar formas originais de transmitir mensagens que irão, além de comunicar algo, motivar o público a interagir com o conteúdo e repassá-lo para sua rede de amigos. Criatividade para reinventar e adaptar constantemente a forma de comunicação é essencial.

2 - Ser cordial
Com a crescente demanda de atendimento em redes sociais, o analista torna-se responsável por administrar um SAC 2.0. Para isso, precisará conversar, interagir e auxiliar usuários a resolverem problemas. A empatia e a cordialidade ajudam a evitar crises e gerenciar conflitos.

3 - Ser organizado
Criar pautas de conteúdo para diferentes redes sociais, agendar publicações, controlar o fluxo de resposta aos usuários, acompanhar o desenvolvimento de aplicativos e concursos, além de monitorar o que é dito sobre a marca mês a mês e gerar relatórios, exige disciplina e organização. O profissional deve documentar esses processos e acompanhá-los diariamente para uma perfeita execução do trabalho.

Postar um comentário
UA-15674926-13