983706779

sábado, 12 de janeiro de 2013

Falsa mensagem divulga morte de Reynaldo Gianecchini e é o + recente golpe no Facebook

Reprodução/INFO “Um grande ator da rede globo uma pena ele ter morrido! http://tinyurl.com/b5ejrlz #LutoReynaldo”, diz a falsa publicação.

Uma mensagem que vem circulando no Facebook desde a tarde de ontem, 09, informa a morte do ator global Reynaldo Gianecchini. No entanto, trata-se de mais um golpe na rede social.

O post parece uma publicação comum de um usuário do Facebook, que possivelmente não sabe que está enviando mensagens deste tipo. Neste caso há também um link encurtado acompanhando a falsa notícia.

“Um grande ator da rede globo uma pena ele ter morrido! http://tinyurl.com/b5ejrlz #LutoReynaldo”, diz a falsa publicação.

Segundo a empresa Symantec, uma análise feita no link incluído na mensagem (veja abaixo) leva o usuário a uma página desconhecida sem relação com a falsa notícia e se trata de uma tentativa de phishing – quando um cibercriminoso instala um vírus e rouba dados confidenciais de um usuário.

Tentativas de golpe e envio de spam pelo Facebook vêm se tornando comuns conforme a rede social obtém cada vez mais usuários, atraindo assim os cibercriminosos.

Desta forma, é aconselhável evitar clicar em links encurtados enviados pela rede social, mesmo quando publicados por contatos conhecidos. Na dúvida é sempre melhor questionar o amigo ou verificar a veridicidade da história.

A Symantec também aconselha a manter sempre as ferramentas de segurança atualizadas e utilizar soluções integradas que combinem antivírus, firewall, internet security, entre outros.

Postar um comentário
UA-15674926-13