983706779

quinta-feira, 7 de março de 2013

Facebook tem novo layout. Veja o que muda na rede social



O novo Facebook

Mark Zuckerberg e sua equipe apresentaram, nesta quinta-feira, o novo layout do Facebook. O site passa a apresentar fotos maiores e múltiplos feeds de notícias. As novidades serão exibidas a partir de hoje para alguns usuários. A implantação será gradual. Quem quiser ser um dos primeiros a migrar para o novo layout pode se entrar numa fila no Facebook. Veja como é o novo Facebook nas próximas páginas.


Menu de ícones

O menu à esquerda, onde ficam os grupos de que a pessoa participa, passa a ser formado por uma coluna estreita de ícones. Mas é possível expandi-lo para que apareçam os nomes de cada um. Essa mudança libera espaço na tela para que a coluna central fique mais larga. É o que permitiu aumentar o tamanho das fotos e vídeos exibidos.



Fotos e vídeos maiores

O novo Facebook dá grande ênfase às fotos e vídeos, mais ou menos como acontece no rival Google Plus. Nesta imagem, vemos, lado a lado, como é mostrada uma foto no Facebook antigo e no novo. A diferença é notável.


Múltiplos feeds

No canto superior direito da página, desaparece o quadro de Novidades. Em seu lugar, o Facebook passa a exibir um menu onde o usuário escolhe que tipo de novidade deseja ver. Há, por exemplo, a opção Todos os Amigos, que mostra todas as atualizações dos amigos. Já Seguindo mostra atualizações de páginas que a pessoa curtiu e de usuários cujas novidades ela assina.


Música

Aqui vemos outro exemplo de um dos feeds de notícias especializados do novo Facebook. Escolhendo o tema Música, o usuário pode ver o que seus amigos estão ouvindo e as novidades relacionadas com música. Escolhendo Fotos, serão mostradas apenas as fotos publicadas pelos amigos e por páginas que o usuário curtiu.



Eventos lado a lado

Eventos com data marcada passam a ser exibidos lado a lado, como nesta imagem. É uma forma de o Facebook aproveitar a coluna central mais larga que é parte do novo layout. 


No PC como no tablet

O novo layout tomou emprestadas soluções que já existiam na versão do Facebook para dispositivos móveis. O resultado de todas essas mudanças é que o aspecto do site quando visto num PC fica mais parecido com o que ele tem num smartphone ou tablet.







Postar um comentário
UA-15674926-13