983706779

terça-feira, 12 de março de 2013

Pinterest oferece nova ferramenta que mostra número de visitantes

Pinterest Web Analytics exibe como usuários interagem com os 'pins'. 
Rede social permite criar quadros com imagens baseados em temas.

Da Reuters

O Pinterest está apresentando novas ferramentas que mostrarão a empresas o número de visitantes que encaminha a seus sites, como parte dos esforços da startup para formar relacionamentos mais estreitos com outras companhias e preparar o terreno para o lançamento de serviços que gerem faturamento.

A mais recente oferta da empresa – o Pinterest Web Analytics – oferecerá a operadores de sites informações sobre como as pessoas interagem com os "pins" originados de seus sites. "O objetivo é realmente ajudar os sites a compreender que conteúdo atrai as pessoas no Pinterest", disse o gerente de produto do Pinterest, Cat Lee, em entrevista à Reuters.

Rede social lançou a ferramenta 'Pinterest Web Analytics' (Foto: Reprodução)

O Pinterest permite que usuários criem quadros de recortes com imagens e fotos baseados em vários temas, por exemplo viagens, decoração ou esportes, e foi o 38º site mais visitado pelos norte-americanos em janeiro, com cerca de 30 milhões de visitantes únicos, de acordo com a comScore, empresa que audita a audiência da internet.

O Pinterest por enquanto não exibe anúncios pagos em seu site, mas grupos de varejo e marcas conhecidas, como Gap e Dell, vêm usando a ferramenta cada vez mais para promover seus produtos.

Monetização
Oferecer dados de uso às companhias "é um passo claro na direção" de monetizar o Pinterest, disse Greg Sterling, analista sênior da Opus Research, uma companhia de pesquisa de mercado sediada em São Francisco. "Eles não teriam como começar a cobrar pela publicidade sem oferecer alguma ferramenta que permita avaliar a eficácia do investimento", disse.

O Pinterest "está construindo as fundações para monetizar" o serviço este ano, disse o presidente-executivo da companhia, Ben Silbermann, em entrevista ao “Wall Street Journal” no mês passado.

Em fevereiro, a companhia obteve US$ 200 milhões em capital de grupos para empreendimentos como a Andreessen Horowitz e Bessemer Venture Partners. A transação avaliava a companhia criada três anos atrás em US$ 2,5 bilhões.

A nova ferramenta oferecerá informações sobre diversos tipos de atividades de usuários no Pinterest, tais como a frequência com que as pessoas clicam nas fotos postadas no site. O Pinterest não informou quantas companhias assinaram as contas empresariais desde que esse recurso começou a ser oferecido, em novembro.

Postar um comentário
UA-15674926-13