983706779

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Aplicativo de tradução do Google para Android agora funciona offline

Recurso, apresentado pelo vice-presidente da divisão do Android em visita ao Brasil, permite traduzir 50 idiomas sem conexão de internet

Durante o anúncio oficial da chegada do Nexus 4 , smartphone desenvolvido pelo Google em parceria com a LG, ao Brasil, Hugo Barra, vice-presidente da divisão de Android, apresentou um novo recurso do aplicativo de tradução para Android. A partir da nova versão, o aplicativo também fará a tradução de voz também quando o smartphone estiver sem conexão de internet. Inclusive para o português do Brasil.

Divulgação
Tradutor do Google para Android agora funciona sem conexão de internet

De acordo com Barra, a equipe do Android trabalhou para compactar o "motor" da tradução em tempo real no aplicativo, o que só foi possível fazer por conta da capacidade de processamento de novos smartphones, como o Nexus 4. O novo modelo do Google tem alto poder de processamento, como outros smartphones recém-lançados no mercado, vem com processador Snapdragon S4 Pro, da Qualcomm, com quatro núcleos.

O recurso de tradução offline está disponível para 50 idiomas em todo o mundo. Para ativá-lo, o usuário deve acessar o menu do aplicativo de tradução do Google e clicar em Idiomas offline. O aplicativo, então, exibirá a lista de idiomas suportados e o usuário poderá escolher para qual deles deseja iniciar a tradução. A nova versão funciona em aparelhos com Android 2.3 (Gingerbread) ou superior.

Em demonstração no evento, Barra, do Google, mostrou que o aplicativo funciona da mesma forma e com a mesma velocidade em modo offline. No blog oficial, contudo, o Google alerta que "os modelos offline são menos abrangentes do que seus equivalentes online", por isso, o usuário que adotar o modo offline deve estar preparado para ficar sem a resposta, caso diga uma frase com um vocabulário muito específico.

Competição com a Samsung

Com o tradutor offline, o Google "alfineta" a Samsung que, no lançamento do seu novo smartphone, o Galaxy S4 , demonstrou um novo aplicativo de tradução. Chamado "S Translator", ele estará disponível para oito idiomas inicialmente: alemão, chinês, espanhol, inglês (americano e britânico), francês, italiano, japonês e coreano, além do português do Brasil.

O aplicativo da Samsung traduz e-mails e mensagens de texto (SMS), além de suportar texto e também voz -- o que permite que o usuário use o tradutor ao estabelecer uma conversa com um estrangeiro. Assim como o aplicativo de tradução do Google, o S Translator também pode ser usado offline, mas a Samsung divulgou que ele reúne 3 mil expressões úteis, o que pode limitar as conversas do usuário em caso de falta de conexão de internet.

Postar um comentário
UA-15674926-13