983706779

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Com Firefox OS, Mozilla quer enfrentar Apple e Google

Sistema para smartphones tem código aberto e começará a aparecer nas lojas até o fim deste ano

Mauricio Coelho , para o iG Tecnologia

Getty Images
ZTE Open tem sistema Firefox OS e chega até o fim do ano

O mercado de smartphones atualmente se encontra concentrado nos sistemas iOS (iPhone) e Android. Juntos, eles têm cerca de 90% do mercado e deixam pouco espaço para outros concorrentes, como BlackBerry e Windows Phone. Em breve, esse mercado deve ficar ainda mais disputado com o lançamento do Firefox OS, da Mozilla.

O sistema é voltado para o mercado de smartphones básicos e com preço mais acessível. O Firefox OS deve chegar a nove países, incluindo o Brasil, até o final de 2013. A seguir, você fica por dentro dos detalhes do novo sistema operacional.

Sistema aberto

Baseado em Linux, o Firefox OS é um sistema de código aberto e gratuito. Sua interface é uma mistura de outros sistemas operacionais. Enquanto os ícones do menu de aplicativos lembram o iOS, o visual da lista de contatos é muito parecido com o do Android 4.x.

Para enfrentar estes concorrentes de peso, os aplicativos em HTML5 e Javascript terão acesso a qualquer recurso de software e hardware do aparelho. Os outros sistemas operacionais permitem que apenas aplicativos nativos tenham este tipo de acesso.

Divulgação
Galeria de fotos e agenda de contatos do Firefox OS

A Mozilla dará total liberdade às operadoras de telefonia móvel para que elas modifiquem a interface e o sistema operacional. Alguns interpretam essa medida como uma tentativa de tornar o sistema mais atraente para as operadoras, que poderiam incluir atalhos para seus programas e serviços. 

As operadoras estarão livres de pagar royalties para revender os aparelhos com o Firefox OS. Exatamente o contrário do que acontece com a linha da Apple. Dessa forma, a Mozilla espera que os preços dos aparelhos sejam mais baixos do que os da concorrência.

Principais características

O Firefox OS tem um conjunto completo de notificações do sistema. O usuário poderá interagir com estes avisos sem precisar destravar o aparelho. Da mesma forma, quando alguém de sua lista de contatos fizer uma ligação, a identidade junto com uma foto da pessoa serão exibidas.

Algo interessante será o controle do Firefox OS sobre os recursos da câmera. Cogita-se a possibilidade de gravação de vídeos em câmera lenta ou que fotos sucessivas sejam tiradas com baixíssimo intervalo entre si. A galeria de imagem é simples, porém funcional. A disposição das miniaturas é feita de forma muito parecida com a do Android ICS Image Gallery.

Alguns dos recursos ainda não foram apresentados de forma clara. O gerenciador de e-mail ainda é um mistério, mas acredita-se que ele será compatível com todos os grandes webmails gratuitos atuais. O calendário deverá ser baseado em algum projeto já existente da Mozilla ou em um serviço parecido com o Google Agenda.

E a loja online de aplicativos?

Como não poderia deixar de ser, o Firefox OS também contará com sua própria loja de aplicativos. O Firefox Marketplace pode ser acessado de qualquer navegador ou direto do aparelho.

Divulgação
Loja de aplicativos e janela de notificações do Firefox OS

A disposição da página inicial é bem simples: um campo de procura, um de aplicativos em destaque e outro de aplicativos separados por categorias. Nos destaques, a Mozilla demonstra que grandes nomes já aderiram ao projeto (Airbnb, Twitter, Pulse e Wikipedia, entre outros).

A busca e instalação de aplicativos para o Firefox OS não estará restrita ao Marketplace. A Mozilla incentiva que outros desenvolvedores criem maneiras diferentes de disponibilizar e vender aplicativos. Muitos enxergam isto como uma brecha de segurança enorme. No entanto, o Firefox pretende construir sua reputação com respostas rápidas de atualizações de segurança.

Até o momento, todos os aplicativos disponíveis são gratuitos. Isto demonstra que a Mozilla ainda deve estar em processo de definição das formas de pagamento. E essa também é uma forma de atrair os olhares de seu público-alvo.

Para acessar o Firefox Marketplace clique neste link .

Simulador do Firefox OS

Para quem tiver curiosidade de ver o sistema operacional da Mozilla em funcionamento, basta rodar num computador (Windows, OSX ou Linux) o simulador do Firefox OS. Feito isto, o usuário poderá instalar qualquer aplicativo oferecido no Mozilla Marketplace. Os desenvolvedores também se beneficiam desta ferramenta, pois ela permite testar aplicativos antes de publicá-los na loja.

Para baixar o simulador clique neste link .

Postar um comentário
UA-15674926-13