983706779

sábado, 20 de abril de 2013

Usuários listam posts inconvenientes do Facebook

Google Imagens
Se você está entre os mais de um bilhão de usuários do Facebook, já deve ter percebido a verdadeira avalanche de informações recebidas a cada minuto na sua seção "feed de notícias".

Desde a criação desse recurso, em setembro de 2006, frequentadores do site de rede social tiveram que se acostumar ao recebimento de notícias e mensagens sobre os mais diversos assuntos ao longo do dia.

Mas há um mês, a estudante Luane Dias, do Rio de Janeiro, postou um vídeo no Youtube em que contesta práticas comuns no Facebook, como compartilhar intimidades e fazer um "diário público" no site.

O vídeo esteve entre os mais acessados do YouTube - foram mais de 2 milhões de visitas e 250 mil compartilhamentos em redes sociais.

Luane, que atualmente possui três contas no Facebook, uma de Twitter e um canal no Youtube dedicado a seus vídeos, ficou irritada com as postagens feitas pelas amigas que, segundo ela, não trazem nada de novo e interessante a ninguém.

"Tudo que vai fazer bota no Facebook. Essa p*** virou diário agora?", reclama a estudante. "Guarde sua vida pessoal pra você."

A BBC Brasil compilou uma lista de reclamações de usuários do Facebook. Na maior parte das vezes, elas se referem ao compartilhamento excessivo de situações corriqueiras do dia-a-dia.

São as atualizações com característica de "diário irrelevante, que mostram não apenas o que a pessoa está comendo, mas que ela está entrando no metrô, ou indo trabalhar, indo à academia", segundo a secretária Claudia Ribas.

Entre as mensagens classificadas como "de mau gosto", estão aquelas que trazem fotos de "crianças machucadas ou com câncer, pedindo todo tipo de ajuda", afirma o assistente administrativo Wellington Roger.

Segundo o gerente de turismo Neto Fernandes, irritam também os amigos que "ficam narrando futebol e novela ou passam o dia reclamando que o tempo tá muito frio, muito quente, ou (está) chovendo demais".

O músico Gustavo Garcia menciona os "falsos intelectuais" que, segundo ele, compartilham as mensagens mais irritantes. Em geral, para expressar a admiração "àquele ator, músico ou celebridade da década de 40 que faleceu, mas de quem eles nunca ouviram falar".

Outros, como o recepcionista Agnaldo Santos, criticam os "usuários que estão em busca de uma discussão acalorada sobre religião, futebol ou até sobre o último capítulo da novela".

No entanto, a prática unânime entre as reclamações compiladas pela BBC Brasil é a de postar mensagens do tipo "curta ou compartilhe". "Se você ama a sua mãe, compartilhe com sete pessoas. Se quer que ela morra, apenas olhe!", brinca a oficial de chancelaria Juliana Ciccarini.

A tradutora Luciana Paquet lembra ainda das frases de autoajuda ou inspiração "atribuídas a Chico Xavier, ao Dalai Lama e até a William Shakespeare".

Autoafirmação

No último mês de março, o fundador e diretor do Facebook Mark Zuckerberg divulgou uma pesquisa da consultoria IDC Research Report, encomendada pela empresa, mostrando o tempo que os usuários do site gastam com seus posts e os de seus amigos.

São quase 33 minutos diários utilizados para atualizações, comentários e "curtir" nas mensagens e fotos dos amigos. Esse tempo é dividido em uma média de 13 visitas ao site por dia, de acordo com o levantamento.

Para o psicólogo especialista em internet Graham Jones, da Sociedade Britânica de Psicologia, o tempo cada vez mais longo gasto com a atividade mostra como o Facebook aumentou a busca por autoafirmação.

Segundo Jones, as pessoas têm uma necessidade natural de buscar constantemente a aprovação dos pares para melhorar sua autoestima.

"Em geral, as pessoas querem construir uma imagem delas mesmas que às vezes não é tão real. Por exemplo, os que querem se mostrar mais saudáveis irão postar a salada que estão comendo, ou (algo) sobre a corrida que estão fazendo no parque, mas isso não significa que elas sejam realmente assim", disse à BBC Brasil.

"O que eles estão fazendo é tentar projetar uma imagem mais positiva para os outros."

De acordo com o psicólogo, a grande quantidade de informação faz com que algumas pessoas se sintam pressionadas a comentar e a curtir a todo momento, além de sentirem a necessidade de compartilhar atualizações sobre si mesmo a todo instante.

"O fato das pessoas utilizarem o Facebook por tanto tempo sugere que existe muita informação para ser digerida. Com isso, surge uma ansiedade um certo nível de stress por dois motivos: primeiro, por causa da percepção de que está se perdendo o controle com tanta informação e, segundo, porque começamos a nos sentir excluídos quando vemos nossos amigos de férias em lugares exóticos ou restaurantes sofisticados, enquanto nossa realidade não é bem essa", diz Jones.

Em um estudo realizado com 200 estudantes da Universidade Napier de Edimburgo, divulgado em 2011, aproximadamente uma em cada 10 pessoas disseram se sentir ansiosas e estressadas por investirem tanto tempo no Facebook.

Em sua seção de ajuda, no entanto, o site de rede social dá a seus frequentadores a possibilidade de parar de receber determinados posts de cada um de seus amigos - ou mesmo todas as atualizações deles

Os abusos no Facebook

Diário irrelevante: pessoas que contam "que estão entrando no metrô, indo trabalhar ou indo à academia" - Claudia Ribas, secretária.

Mau gosto: posts com fotos de "crianças machucadas ou com câncer, pedindo todo tipo de ajuda" - Wellington Roger, assistente administrativo.

Reclamões: "passam o dia reclamando que o tempo tá muito frio, muito quente, ou (está) chovendo demais" - Neto Fernandes, gerente de turismo.

Falso intelectual: atualizações citando "aquele ator, músico ou celebridade da década de 40 que faleceu, mas de quem eles nunca ouviram falar" - Gustavo Garcia, músico.

Curta ou compartilhe: "Se você ama a sua mãe, compartilhe. Se quer que ela morra, apenas olhe!" - Juliana Ciccarini, advogada.

Mensagens 'do bem': "atribuídas a Chico Xavier, ao Dalai Lama e até a William Shakespeare" - Luciana Paquet, tradutora.

Lenha na fogueira: posts de "pessoas que estão em busca de uma discussão acalorada sobre religião, futebol ou até sobre o último capítulo da novela" - Agnaldo Santos, recepcionista.

Postar um comentário
UA-15674926-13