983706779

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Tecnologia: 'Chip' japonês detecta gripe em 10 minutos


O sensor demora apenas 10 minutos a fazer o diagnóstico e é altamente preciso
Foto: fatseth/Flickr

 
Por Liliana Pinho - jpn@c2com.up.pt 

Investigadores japoneses criaram uma tecnologia capaz de detectar o vírus da gripe em apenas 10 minutos - com uma precisão até 10 mil vezes superior à dos métodos convencionais.

O processo pode não ser o mais agradável, mas o resultado vale a pena. Para saber se estamos ou não 'engripados', basta colocar uma amostra de muco ou fluído nasal (o equivalente a uma gota é suficiente) no aparelho e aguardar 10 minutos pela resposta.

Se o resultado for positivo, mais vale começar logo a "atacar" o vírus, é que este sensor tem uma precisão até 10 mil vezes superior à dos métodos convencionais - é possível que nunca se engane e raramente tenha dúvidas. Para além disso, consegue detetar até 15 tipos de gripe.

Este aparelho, criado por um grupo de investigação japonês, das Universidades de Waseda, Tóquio e Hokkaido, liderada pelo professor Tetsuya Osaka, funciona através da alteração de voltagem, quando entra em contacto com o vírus.

Um dos objetivos desta investigação - e da consequente facilidade e rapidez em diagnosticar o vírus - é a capacidade de diminuir o potencial de propagação da gripe, facilmente transmitida entre os seres humanos.

O próximo passo, dizem os investigadores, é a comercialização, graças a uma parceria com algumas empresas. Esperam, em breve, conseguir disponibilizar os sensores no mercado - tanto para centros médicos como para particulares - dentro de três a cinco anos, a um preço de apenas 50 ienes, ou seja, 40 cêntimos.

Postar um comentário
UA-15674926-13