983706779

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Terminar a ‘relação’ com as redes sociais exige muita paciência

Serviços online tornam bastante difícil para o usuário fechar a conta

Mark Zuckerberg declarou que o Facebook ultrapassou 1 bi de usuários
AZADEH ENSHA
THE NEW YORK TIMES

Primeiro você fica apaixonado por uma rede social ou serviço da web, e não consegue parar de gastar tempo com ele. Então, ele começa a perguntar como você está se sentindo, como você é, onde você está, com quem, e por que você não compartilha mais tanta coisa. Rapidamente, você está pronto para desistir.

Mas tentar finalizar seu relacionamento com alguns serviços online conhecidos pode ser como romper com um parceiro romântico excessivamente ligado – eles tornam bastante difícil dizer adeus.

E há uma boa razão: um número maior de usuários é benéfico para os resultados de uma empresa, que, muitas vezes, depende de gerar receita vendendo anúncios direcionados. Possivelmente, nenhuma rede social entende isso melhor que o Facebook, cujo presidente, Mark Zuckerberg, declarou orgulhosamente, em outubro do ano passado, que seu site havia ultrapassado 1 bilhão de usuários ativos.

“Seu modelo de negócios consiste em fazer os usuários criarem conteúdo”, afirma Jeremiah Owyang, analista do setor que trabalha no Altimeter Group. “São os usuários que estão criando conteúdo, curtindo links, e, no fim, uma marca enxerga isso e investe dólares de publicidade. O produto somos nós”.

Dado o histórico do Facebook com controvérsias de privacidade – e sua tendência geral a ocupar vastas quantidades de tempo –, algumas pessoas podem eventualmente sentir a necessidade de abandonar o serviço (ou ao menos dar um tempo).

Passos: Para sair completamente da rede, entre em sua conta e acesse www.facebook.com/help/delete_account. Você pode baixar uma cópia de suas fotos, publicações e mensagens, se quiser. Diferentemente de muitos sites, o Facebook lhe dá 14 dias para mudar de ideia antes de sua conta ser permanentemente apagada. A empresa sabe que viciou centenas de milhões de usuários, muitos dos quais não conseguirão ficar distantes e voltarão rastejando.

Mas o Facebook torna mais difícil colocar o relacionamento em um hiato do que sair permanentemente. Antes de poder desativar sua conta, a rede pede que você forneça uma razão para sair. Entre as escolhas está “Passo tempo demais no Facebook”.

Em quase todas as opções de saída, a empresa pede que você fique. Mas, segundo uma porta-voz do Facebook, isso tem menos a ver com ser pegajoso e mais com ser focado nos consumidores.

Postar um comentário
UA-15674926-13