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quarta-feira, 10 de julho de 2013

Fenômeno da Segunda Tela é um complemento das redes sociais

Recurso amplia interação entre os internautas

wikimedia


O conceito é a complementação das redes sociais e da TV

A internet continua sendo o meio mais inovador dos últimos tempos e vem acompanhada de inúmeras redes sociais. Por isso, há um fenômeno em especial que está crescendo entre os internautas: Second Screen ou Segunda Tela. O conceito é baseado na complementação das redes sociais e da mídia televisiva. 

O recurso serve como ponte entre redes sociais e TV. E isso é cada vez mais perceptível quando algum programa de televisão faz sucesso nas redes e até quando algumas frases param nos Trending Topics do Twitter. A tendência é de que as pessoas comentem por meio de tuítes o que está acontecendo e o que estão assistindo. 

Uma pesquisa realizada pela empresa de mercado e gestão de relacionamentos nas redes sociais E.life aponta que 98% das pessoas estão conectadas diretamente às mídias sociais. Quando se trata do fenômeno da Segunda Tela, 71% das pessoas utilizam a web enquanto assistem TV. Além disso, 26% escolhem suas programações de acordo com os comentários na web. 

O crescimento no uso da internet móvel nos smartphones também reflete essa tendência. Segundo dados da BI Inteligence, 85% dos usuários estão presentes no comportamento da Segunda Tela pelo menos uma vez por mês. Um exemplo disso é a ferramenta TV Square que agrega tuítes de várias pessoas que estão falando sobre um determinado programa ou emissora de televisão. 

Essa propagação de mais conteúdo é um beneficio tanto comercial quanto pessoal, já que o hábito de assistir televisão é comum entre familiares e amigos. Marcos Gomes fundador da boo-box — empresa de mídia digital — explica que essa ferramenta pode proporcionar a interação entre anunciantes e consumidores. 

— O maior benefício da segunda tela é trazer interatividade para o hábito de assistir TV, que sempre foi, mas nunca houve real interação entre o telespectador e o emissor. Agora, porém, o consumidor consegue interagir com o emissor, o feedback e a resposta aos estímulos são imediatos. 

A E.life acrescenta que as redes sociais funcionam como canais de comunicação com para se comunicar com o atendimento das empresas (SAC). A pesquisa ainda revela que, 67% das pessoas seguem páginas, produtos e serviços para receber esse tipo de atendimento.

Para a vice-presidente do Twitter, Chloe Sladden, o serviço é uma das ferramentas que mais integra as pessoas, inclusive o telespectador. Para ela o recurso da Segunda Tela cria uma nova atmosfera e um meio diferente de comunicação. 

A tecnologia e o fenômeno da Segunda Tela servem como um resgate da comunicação, além de inová-la. Gomes que utiliza a Segunda Tela em campanhas de publicidade acredita nessa inovação. 

— Não existe mais o monólogo tradicional, agora há diálogo e isso é fruto da tendência da Segunda Tela.

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