983706779

domingo, 7 de julho de 2013

MoodScope, tecnologia Microsoft que mede o humor das pessoas através do smartphone

Projeto inovador pode chegar às redes sociais e ser usado como aliada das propagandas



A equipe de pesquisas da Microsoft, conhecida como Microsoft Research, atualmente trabalha em uma nova tecnologia para smartphones que irá medir o nível de humor da pessoa e compartilhá-lo nas redes sociais. O projeto se chama MoodScope.

Através de uma pesquisa de campo com 32 usuários, a Microsoft Research identificou e utilizou padrões de uso do aparelho que poderiam refletir o ânimo da pessoa. Histórico de chamadas, sms, e-mails e uso frequente de alguns aplicativos selecionados foram analisados. De acordo com o relatório oficial (disponível em pdf), os primeiros resultados mostraram que a leitura foi precisa em 66% dos casos. Mas após dois meses de pesquisa e melhorias, o número aumentou gradativamente e alcançou a marca de 93% de precisão.

Os desenvolvedores estão cientes de que nem todo estado de espírito e humor de uma pessoa pode ser medido de acordo com seus hábitos. Entretanto, o MoodScope não deixa de ser uma ferramenta de interação bastante útil. Em nota, os desenvolvedores afirmaram que um sensor de humor permite que a comunicação entre os usuários seja mais adequada, com o nível certo de intimidade. Através deste medidor, os usuários saberão a abordagem adequada ao se dirigir à determinada pessoa.

A partir disso, entende-se também que este sistema pode ser utilizado como ferramenta de marketing. O nível de humor surge aqui como um ótimo filtro para as propagandas exibidas à pessoa, apresentando serviços e conteúdos apropriados ao estado de espírito da mesma.
O MoodScope ainda está em estágio inicial de desenvolvimento e não se sabe quando, e se, ele será lançado. A pesquisa deve seguir por mais alguns meses buscando melhores resultados. Surgindo novidades, atualizaremos nossa página.

Postar um comentário
UA-15674926-13