983706779

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

8 estratégias para fazer marketing digital eficiente

Como utilizar os emails para conseguir novos clientes e fidelizar os que você já tem

Shutterstock

Marcela Agra, administradores.com.br

A caixa de entrada dos consumidores atualmente está cheia de emails com anúncios e marketing digital. Esta estratégia continua uma das mais efetivas para a comunicação nos negócios. Diante da quantidade de emails desse tipo enviados e recebidos todos os dias, como fazer com que o seu se destaque e consiga o click que poderá iniciar uma relação profissional de sucesso? Abaixo estão 8 estratégias que podem fazer com que o seu email não se perca na multidão ou termine na lixeira:

1. Personalize seu email sem usar o nome do destinatário

Acabe com o "Querido [colocar nome aqui]".

A prática de personalizar a saudação do email não é tão eficiente quanto pode parecer. Por causa da preocupação que existe hoje em dia em relação ao Cybercrime, o cliente pode não gostar de saber que seu nome está sendo usado em emails de desconhecidos. Você conhece este cliente? Tem alguma familiaridade com ele? Às vezes é importante tratá-lo com o nível de intimidade que vocês realmente têm.

A personalização ideal é aquela que vai mostrar atenção com o cliente e suas necessidades. Ao invés de colocar seu nome no email e enviar-lhe um conteúdo genérico, busque adaptar o conteúdo ao gosto e demandas de quem vai receber sua mensagem. Isso demonstra mais conhecimento e familiaridade do que um nome - que é um dado que pode ser conseguido facilmente, e não mostra quase nenhum esforço em conhecer o destinatário do seu email.

2. Mantenha o assunto bem curto ou bem longo; fique longe do intermediário

Assuntos curtos como "Oi" ou "olá" podem chamar mais atenção do que uma frase de 60 ou 70 caracteres. Se escolher uma frase longa, prefira ser completamente claro sobre o assunto do qual trata o email, para não fazer com que o destinatário sinta que você o fez desperdiçar tempo.

Um exemplo de assuntos curtos que deram certo foram os emails que pediam doação para a primeira campanha eleitoral de Barack Obama. Os assuntos e mensagens eram menores e objetivas, e as pessoas não sentiam que perderiam tempo lendo aquele email, o que gerou clicks e adesão à campanha.

3. Escolha o "horário nobre" para enviar a mensagem

Embora muitos emails com marketing digital sejam enviados no horário comercial, as taxas de click e abertura da mensagem são mais altas para os emails enviados à noite, especialmente entre 20h e 00h. Neste horário há menos conteúdo nas caixas de entrada, o que evita que seu email se perca numa multidão de marketing digital.

Também é válido considerar o seu cliente em específico; quais os horários que ele utiliza para checar seus emails? Faça testes, levando em consideração as características dos destinatários que você quer alcançar.

4. O melhor conteúdo é aquele que se recebe de graça: ofereça uma cortesia

Clientes adoram receber coisas grátis. A empresa Bluewire Media testou vários tipos de conteúdo para ver quais teriam maior taxa de clicks e abertura da mensagem. Os principais vencedores foram os que continham templates e outros brindes que chamam a atenção dos destinatários.

De vez em quando, ofereça algo útil para o seu consumidor, sem pedir nada em troca. Esta atitude pode iniciar uma boa relação de negócios.

5. Invista em designs que funcionem em computadores, mas também em tablets e smartphones

De acordo com a empresa de marketing digital Litmus, smartphones representam quase metade da audiência de emails desse tipo que são abertos. É preciso pensar em tamanhos de fontes, ergonomia, resolução e outros fatores que façam o seu email ser de leitura agradável em computadores e também em dispositivos móveis!

6. Emails ainda reinam sobre Facebook e Twitter

Mídias sociais são muito efetivas na hora do marketing digital, mas segundo um estudo feito pelo Social Twist, o rei dos conteúdos influentes nesse setor continua sendo o email. Ao longo de 18 meses o Social Twist monitorou 119 campanhas de várias empresas e marcas. Os resultados mostraram uma vantagem significativa na capacidade que os emails ainda possuem na conquista de novos clientes, ganhando do Facebook e Twitter. Dos mais de 300.000 novos clientes, 50,8% foram conseguidos através de emails, comparados a 26,8% do Twitter e 22% do Facebook.

Invista nas mídias sociais sim, mas saiba que o email ainda é uam das armas mais poderosas na construção de um relacionamento com o cliente.

7. Envie mensagens nos finais de semana

Pelo mesmo motivo de mandar mensagens à noite, fazer isso no final de semana destaca o seu conteúdo da quantidade avassaladora que costuma chegar durante a semana. Os clicks não serão consistentes no início, mas é necessário testar e averiguar se funciona para você e seus clientes.

8. Resgate os emails que estão inativos na sua lista de contatos

Busque na sua lista os clientes que não costumam responder aos emails e tente resgatá-los. Enviar um conteúdo interessante ou falar das mudanças da sua marca ou produto pode ser um bom ponto de partida. O importante é não deixar de interagir com todos os clientes, ainda que eles sejam menos ativos. Como com todas as outras dicas acima, faça experimentos, e veja de que forma você pode ganhar aquele consumidor novamente.

Essas dicas funcionam de forma geral, mas lembre-se que é preciso adaptá-las à sua realidade, para transformar o marketing digital em uma arma eficiente no seu arsenal publicitário.

Com informações do Buffer
Postar um comentário
UA-15674926-13