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sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Confira dicas para pequenas empresas ganharem dinheiro na internet

Google Imagens

Os requisitos de um negócio tradicional, aliados às formulas para garantir boa visibilidade na rede são responsáveis pelo sucesso dos empreendedores

Colocar o site da empresa no “mapa”, divulgação, engajamento de público e rentabilidade na internet. Os requisitos de um negócio tradicional, aliados às formulas para garantir boa visibilidade na rede são responsáveis pelo sucesso dos empreendedores na atualidade, de acordo com o Google e o Sebrae.

Para facilitar o acesso ao mercado dos cerca de 40% dos brasileiros que querer abrir o próprio negócio, Google e Sebrae aliaram esforços e criaram o “Conecte seu negócio”, projeto com dois anos de atuação que já atendeu a cerca de 60 mil pequenos empreendedores, que passaram a usar a rede para alavancar seu empreendimento. Confira dicas para pequenas e médias empresas ganharem dinheiro na internet:

Crie o site
Passadas as etapas tradicionais, o próximo passo é efetivamente criar o site, a porta de entrada do consumidor na sua empresa. Segundo informações do Google, cerca de 70% das pessoas buscam por um produto ou serviço na internet antes de efetivamente comprá-lo, ou seja, esse é um cliente em potencial. “A criação do website gratuito é o primeiro passo. A partir do momento que você cria um site, coloque o formulário para o cliente entrar em contato e você já começa a chegar ao cliente”, diz Giovanna De Marchi, gerente do Google para o projeto Conecte Seu Negócio.

Coloque seu site “no mapa”
“O usuário quando procura uma localização quer saber o que tem ali por perto. Essa etapa é importante para quem quer expandir o seu negócio local. Estar no mapa hoje em dia é fundamental para você ser encontrado por um usuário que procura esse serviço“, completa Giovanna.

Mostre que seu site existe
Os links patrocinados ajudam a marca a aparecer em um local de mais destaque nos buscadores na internet, o que pode trazer mais clientes para a página virtual. “O comportamento do usuário está pautado na busca. Normalmente, as pessoas procuram por termos genéricos, não exatamente pelo nome da empresa”, diz a gerente. Segundo ela, os anúncios funcionam como um ônibus e levam as pessoas para a sua loja virtual, o que pode garantir uma receita maior para a empresa. 

A atividade de "puxar" um website para cima na lista de resultados, sem pagar por um anúncio, é chamada de SEO (Search Engine Optimization, "otimização para buscadores", em português), e é um serviço oferecido por empresas especializadas. Esse serviço também pode ser utilizado pelos empresários que querem garantir um resultado mais expressivo nas buscas.

Analise o comportamento do usuário no seu site
“É fundamental ter contato com uma ferramenta de análise para saber o comportamento dos usuários que interagem com seu site. É com ela que você vai saber quantas pessoas entraram em sua página e saíram sem interagir. É muito fácil perder clientes se o funil de compras for muito longo ou se você pedir informações que o cliente não tem e a análise pode apontar isso”, diz Giovanna. A partir da análise dos dados do comportamento do usuário o empresário poderá fazer alterações no seu site para diminuir a taxa de rejeição – o número de pessoas que visitaram o seu empreendimento virtual e não fizeram negócio. 

Amplie o conteúdo do seu site
Se você tem uma loja virtual de roupas e coloca no site fotos dos produtos, em algumas situações seria interessante colocar um vídeo falando de combinações. Usar mais de uma ferramenta pode ser uma maneira de ampliar o conteúdo e consequentemente trazer mais clientes para o site. “É bacana que o empreendedor entenda que pode usar um vídeo para mostrar seu produto e que pode agregar outras soluções ao seu produto”, diz a gerente.

“Cruze” ferramentas de buscas
Quem opta por um anúncio “cruzado”, ou seja, o direcionamento do anúncio feito no Google direto para um vídeo promocional do YouTube, vai pagar menos por anúncio e pode conseguir uma visualização melhor do seu produto ou serviço, segundo Giovanna. “Essa é uma forma de retorno bem produtivo”, completa.

Utilize o espaço no seu site para ganhar dinheiro
Abrir o espaço para propaganda de outro produto ou serviço no seu site tem duas vantagens: você ganha uma renda decorrente do anúncio e também potencializa a sua busca. “Você é uma empresa e abre espaço para que anúncios relacionados ao seu site, e quanto mais relevante o assunto (do anúncio), toda vez que as pessoas clicam você também recebe”, diz Giovana.

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