983706779

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Pesquisa revela hábitos de navegação de jovens na internet

Google Imagens
Estudo abordou temas como privacidade, bullying e assédio digital.
Dados mostram que 11% dos jovens divulgam o número de celular.

Do G1, em São Paulo

Uma pesquisa feita pela ONG SaferNet, especializada em segurança online, revelou os hábitos de navegação de jovens na internet em todo país. Os dados foram divulgados junto com o lançamento do programa Internet Responsável 5.0, uma cartilha na web que tem como objetivo oferecer conteúdo educativo para incentivar os jovens sobre o uso responsável da rede.

O estudo foi realizado com mais de três mil pessoas com idade entre 9 e 23 anos e abordou temas como privacidade, bullying, erotismo e assédio digital. Dos 225 entrevistados em São Paulo, 64% dizem usar a internet todos os dias e 37% deles não se importam com as configurações de privacidade das redes sociais. A maioria (56%) compartilha fotos pessoais, 48% o nome verdadeiro, 17% o nome da escola, 11% o número de celular e 2% o endereço residencial.

saiba mais

O levantamento concluiu que só 26% dos jovens acessam a internet do tablet ou do celular. A maioria (50%) dos entrevistados disseram que usam mais o computador do quarto.

A pesquisa revela ainda que 45% dos jovens não têm acompanhamento dos pais durante a navegação. Dos que tem, 70% não se aborrecem com isso. Apenas 26% dos jovens recorrem aos pais quando se deparam com uma situação de perigo na internet.

A maioria dos jovens (51%) tem medo de sofrer cyberbullying, 29% tem algum amigo que já sofreu, 9% encontrou ou recebeu pornografia e 8% encontrou imagens e conteúdos violentos. Em todo o país, apenas 49% das crianças de 9 a 11 anos recorrem aos pais quando se deparam com uma situação de perigo na rede.

A imprensa é o meio mais usado para obter informações sobre segurança na web pelos jovens de São Paulo. No Brasil, o meio de informação mais procurado são as palestras nas escolas (33%) e sites educativos (26%).

Postar um comentário
UA-15674926-13