983706779

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Tecnologia aplicada ao esporte: os melhores dispositivos da CES


©RunPhones/Divulgação

Nos últimos meses, os gadgets passaram a ocupar os mais diversos espaços da vida cotidiana, e a área de esportes não fica atrás. A Feira Internacional de Eletrônica de Consumo (CES), realizada essa semana em Las Vegas, apresenta os mais incríveis dispositivos especialmente projetados para esportistas.

Da apresentação oficial do Zepp, um dispositivo que fornece informações precisas sobre o swing do golfe e do tênis, ao CycleNav, um gadget que intensifica a experiência de andar de bicicleta, os conceitos são bastante variados e visam oferecer informações aos atletas durante a prática esportiva.

Confira cinco dos gadgets esportivos mais interessantes da CES 2014.

Polar registra histórico de treinamento

©Polar/Divulgação

Os relógios não tiveram descanso em 2013 e devem continuar a desempenhar um papel importante no cenário tecnológico de 2014. Um exemplo é o Polar V800, um dispositivo que ajuda os usuários a registrar todas as suas marcas esportivas.

Projetado para diversos esportes e objetivos, o relógio conta com um GPS para rastrear percursos e monitorar cada dia de atividade do usuário, criando diferentes tipos de perfis por atividade. A bateria tem duração de 14 horas em plena capacidade, mas pode durar até 50 horas se o GPS for pouco utilizado e até 30 dias se estiver em standby.

Suas funções incluem: medir o ritmo cardíaco em um treino de natação; mostrar leituras de altitude durante uma escalada, incluindo um sensor de pressão, e acessar o histórico de treinamento das últimas quatro semanas. Para evitar danos por possíveis choques, o Polar V800 vem com o Gorilla Glass, uma lâmina de alta resistência que protege o vidro.

SmartBand da Sony registra sua vida esportiva

©Sony Mobile/Divulgação

As pulseiras inteligentes – conhecidas como SmartBand – também foram destaque na CES. A Sony lançou o SmartWear, dispositivo que registra a atividade esportiva e a rotina diária do usuário.

O SmartWear funciona com um aplicativo para Android chamado Lifelog, que registra os lugares em que o usuário esteve e as músicas que escutou durante a prática de exercícios. Se ele escuta música enquanto corre, por exemplo, a pulseira pode pausar ou pular músicas com o toque de um botão. Quando o usuário recebe uma ligação ou mensagem, a pulseira vibra e acende seus indicadores de LED.

O aplicativo Lifelog armazena dados enquanto o usuário caminha, corre, anda de bicicleta ou viaja de trem, registrando até mesmo quantas horas dormiu na noite anterior. Também permite acessar fotos e conversas com amigos.

O SmartWear está disponível em várias cores, é à prova d´água e sua bateria dura cinco dias.

Notch capta movimentos corporais

©Notch/Divulgação

Leve e pequeno, o Notch é um dispositivo que se prende a qualquer peça de roupa para registrar todos os movimentos do usuário. Com vários Notch colocados no corpo, o usuário pode acompanhar a eficiência dos movimentos de seus braços, pernas e tronco.

O dispositivo registra como o corpo se move em um ambiente e envia os dados para o celular do usuário via Bluetooth, um recurso que pode ser usado em tratamentos de fisioterapia e no monitoramento esportivo.

Tao Wellshell integra seus movimentos a uma rotina de exercício

©Tao Wellness/Divulgação

A empresa Tao Wellnes apresentou o Tao WellShell, um dispositivo que cabe na palma da mão e registra os movimentos do usuário para integrá-los a uma rotina de treinamento completa.

É baseado em exercícios isométricos, em que os músculos são tensionados de forma estática, medindo a potência do esportista para oferecer uma rotina precisa usando só a força dos músculos. Também conta com sensores de pressão arterial e ritmo cardíaco, histórico de 24 horas e feedback sobre a execução dos exercícios.

O Tao WellShell funciona em conjunto com um aplicativo para Android e estará disponível para iOS ainda este ano.

RunPhones, fones especiais para corredores

©RunPhones/Divulgação

Muitos maratonistas e corredores amadores gostam de escutar música enquanto se exercitam. É uma tarefa difícil, já que os fones tradicionais costumam escapar dos ouvidos com o movimento. Para resolver o problema, chegou o RunPhones, um fone de ouvido embutido em uma faixa usada na cabeça. Ele conta com um reprodutor de música e um “personal trainer”, que motiva o usuário a continuar se exercitando durante 10 minutos de treino intensivo.

Além de ser confortável, o RunPhones pode ser lavado, é leve e fabricado com plástico reciclado.

O que você achou desses gadgets? Qual deles você gostaria de ter?

Postar um comentário
UA-15674926-13