983706779

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Google vai tirar Orkut do ar em setembro


A partir desta segunda-feira, usuários não poderão criar novas contas

Rede chegou a ter cerca de 40 milhões de usuários no país Foto: Orkut / Reprodução


Após um período de especulações, agora é oficial. O Google vai tirar o Orkut do ar ainda em 2014. A data marcada pela gigante de tecnologia é 30 de setembro. A partir desta segunda-feira, dia 30, usuários não poderão criar novas contas na rede social. A empresa disponibilizará uma ferramenta para os ainda usuários exportarem as informações do perfil, como mensagens e fotos. 

Criado em janeiro de 2004, o Orkut introduziu uma nação de brasileiros ao mundo das redes sociais. Com perfis que só podiam ser criados a partir de convites, a nova forma de interação logo ganhou adesão no país. No auge, a rede atingiu cerca de 40 milhões de usuários. A falta de investimento em melhorias na rede e a ascensão do Facebook, fizeram a rede perder espaço.

Para preservar a memória do site que ajudou a alçar o Google à liderança da internet brasileira, parte do conteúdo das tradicionais comunidades será preservado, mantido de forma estática, como uma espécie de museu do serviço, a partir do final de setembro.

Confira o histórico da rede:

2004
O Orkut é lançado no dia 24 de janeiro pelo Google. Batizado com o nome do chefe da equipe do projeto, o turco Orkut Büyükkökten, o site tem como foco os usuários dos Estados Unidos. No dia 5 de abril, aparece a versão em português.

2005 
Em abril, é lançada a versão em português. Testimonials viram depoimentos escraps passam a ser recados. Era o que faltava para os brasileiros aderirem de vez à rede.

2008
O Google anuncia que o Orkut passará a ser administrado pela filial brasileira da companhia.

2010
O Orkut tem 32 milhões de usuários no Brasil e é o terceiro site mais visitado pelos internautas no país, atrás apenas do Google Brasil e do Google.

2011
Os brasileiros são a metade dos usuários do Orkut no mundo todo. Em segundo lugar fica a Índia, com 20%, e em terceiro os Estados Unidos, com 17%. A popularidade do Facebook começa a aumentar e, em outubro deste ano, o número de acessos ao Orkut começa a declinar.

2012
O Facebook ultrapassa o Orkut em número de usuários, chegando aos 36 milhões de visitantes em janeiro. A rede social azul e rosa começa a cair em desuso.

2013
O número de acessos ao Orkut fica em 6 milhões no mês de dezembro – número que, embora pequeno se comparado ao auge da rede social, revela que o site ainda possui usuários ativos e cativos.

AS PRINCIPAIS COMUNIDADES:

Scraps, depoimentos e, principalmente, comunidades, ficaram famosos com a massificação do Orkut. Relembre algumas das que fizeram mais sucesso:






























Postar um comentário
UA-15674926-13