983706779

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Mozilla abandona Google e torna Yahoo o buscador padrão do Firefox

(Foto: reprodução)


A Mozilla anunciou uma mudança no Firefox que pode mudar um pouco o panorama dos buscadores. A organização sem fins lucrativos fechou uma parceria de cinco anos com o Yahoo que prevê que o Google deixará de ser a ferramenta de buscas padrão do navegador, pelo menos nos Estados Unidos. 

O acordo prevê outras prováveis integrações entre os produtos, mas isso só será detalhado em um futuro próximo. A mudança deverá acontecer a partir de dezembro. 

A mudança é uma notícia enorme para o Yahoo, que hoje está distante da popularidade do Bing e ainda mais afastado do líder isolado de mercado, o Google. Apesar de o Firefox ter perdido mercado nos últimos anos, ainda é o meio usado por 17% dos usuários de internet para navegação. São cerca de 100 bilhões de buscas por ano, algo que pode ajudar bastante o Yahoo. 

Curiosamente, as notícias também são positivas para a Microsoft. Isso porque a empresa mantém desde 2009 um acordo que dita que o buscador do Yahoo utilize o motor de buscas do Bing. Então, a empresa responsável pelo Windows também ganha com o possível crescimento do Yahoo. 

Na Rússia, o Yandex passará a ser o buscador padrão. O fim do acordo com o Google também prevê outras parcerias locais, significando que o Brasil poderá ter seu próprio padrão. Claro, como em todos os navegadores, o usuário continuará tendo a possibilidade de utilizar o buscador que preferir. Basta ajustar as configurações para mudar o padrão como preferir. 

E o dinheiro?
Os valores não são revelados, mas é de se esperar que a quantia paga pelo Yahoo seja significativa. O último relatório anual da Mozilla, divulgado no ano passado referente a 2012, revela que a organização teve receitas de US$ 311 milhões, sendo que 90% do valor veio do Google, justamente pelo fato de seu buscador ser o padrão do Firefox.

Postar um comentário
UA-15674926-13